Semed diz que denúncia de articulista é equivocada

Em contato há pouco com o blog, a assessora de imprensa da Semed, Rosa Rodrigues, fez os seguintes esclarecimentos no que diz respeito à denúncia de Evaldo Viana aqui publicada.

1°) A premiação dada à Escola Municipal Ubaldo Corrêa diz respeito à fase estadual, como bem se esclareceu na matéria;

2º) Que a diretora da escola e a titular da Semed vão a São Paulo para receber o prêmio por causa dessa conquista;

3º) Que não se afirmou em nenhum momento no release da Semed que a Escola Municipal Ubaldo Correa ganhou o Prêmio Gestão Escolar na sua fase nacional, como quer fazer crer, equivocadamente, o articulista.

Comentários

Anônimo disse…
Que papelão a deste senhor Evaldo Viana. Será que ele é candidato?
Luiz P. Souza (Belém)
Anônimo disse…
Jeso,

No afã de se afirmar como referência da oposição ao governo Maria do Carmo, Evaldo Viana corre o risco de jogar no lixo sua pertinente contribuição de analista das contas públicas - um debate democrático e importante, não obstante os múltiplos olhares sobre números dessa natureza.

É mais um episódio que deixa reflexões a todos, em especial, ao articulista do blog. Evaldo tem conteúdo para não cair no vício da adjetivação fácil, da acusação peremptória e sem provas - muito comuns no campo da política, e totalmente estranhos ao mundo da análise técnica mais fundamentada.

Saudações mocorongas,

Samuca
Anônimo disse…
Lugar de lixo e na lixeira e o Evaldo ta indo no caminho do lixão de Perema.
Anônimo disse…
Samuca,

O teu metajornalismo é realmente uma coisa curiosa, para não dizer engraçada ou até mesmo jocosa. Te respeito,mas não consigo ter o mesmo sentimento quando você, sem apreço pelos fatos, que ao que parece é a linha diretiva do metajornalismo que você pratica, que o diverte muito, que o distrai muito, mas que pouca ou nenhuma contribuição dá ao jornalismo que precisamos: aquele que se estriba e se fundamenta nos fatos.

Veja só essa sua colocação em relação à denúncia que aqui fiz dando conta que a prefeitura não ganhou prêmio nenhum. Que faz você? lê uma oca, vazia, vaga, confusa e extremamente flácida e absurdamente imprecisa justificativa da assessora da SEMED, informando que se trata de uma premiação Nacional concedido numa fase Estadual, como se só essa confusão na declaração não fosse bastante para convencer a mais néscia das criaturas de que se trata de um jogo de palavra e uma cretina falácia; e vem você, como que para fustigar-me e fazer-me despediçar o meu tempo, e toma esse arremedo de declaração como verdade e assaca, levianamente, acusações à minha pessoa, imputando a mim interesses menores em desgastar esse pútrido governo.

Não tomou você sequer o cuidado de ir lá na página do CONSED e ler o regulamento do prêmio e nele buscar segurança para o seu infeliz comentário.

Samuca, Não tire conclusões apenas com base nas pressuposiçõs. Sou cidadão, como outro qualquer, consciente das minhas limitações, das minhas falibilidades, de que estou permanentemente sujeito a equívocos, mas que não arreda o pé do direito, e as vezes tenta-me a idéia de que também é um dever, de exercer, altivamente, e dignamente, a minha cidadania, e exerce-la na plenitude.

Diz você que pretendo me firmar como refer~encia da oposição. Perdoe-me, mas se é essa a sua idéia a respeito da minha pessoa, dando a entender que tudo o que tenho escrito, as análises que feito, tudo, tem o deliberado, único e exclusivo propósito de chamar a atenção e de tirar alguma vantagem eleitoreira ou outra qualquer, então meu caro Samuca, já não há como sustentar o sentimento que tinha em relação à sua pessoa: que você é devoto da boa-fé e praticante deum espcial tipode honestidade, muito rara hoje, que é a intelectual.

Prove que a nota da assessora estriba-se nos fatos, que realmente existe esse monstrengo de prêmio Nacional na fase estadual, que a prefeitura não mentiu, não fantasiou, não inventou o prêmio, que estou errado; e então, convencido do meu erro, do meu equívoco, humildemente, pedirei a você e ao governo Mario do carmo, desculpas por meu erro.

Do contrário, meu caro Samuca,esse gesto caberá a você, de quem espero a mesma grandeza e altivez.
Anônimo disse…
Olha caro amigo Jeso vc tem Que dar um belo puxão de orelha no Evaldo Viana, ele cometeu uma falha ou não.
A no tempo da palmatória.
Anônimo disse…
Caríssimo Evaldo,

É a primeira vez que comento um artigo seu. Sua reação é típica de quem não admite ser contrariado, mesmo quando contraditados de maneira serena, sem achincalhes ou ataques de verborréia, muito comuns em quem não cultiva o “vício democrático” do debate. Respeito seu trabalho, sua contribuição e deixei isto muito claro. Em nenhuma letra do meu comentário anterior você encontrará, se refizer a leitura com atenção, algum tipo “acusação leviana”.
Não só acessei o sítio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), como baixei o Manual do Prêmio à cata de alguma informação que pudesse confirmar a tua denúncia. Confesso que não achei, vou reler.
A nota do sítio da Sec. Municipal de Educação, que você publicou e linkou no seu artigo é absolutamente cristalina: “Está marcada para o dia 30 de novembro, em São Paulo, a cerimônia de premiação do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar - ano base 2006. A Escola Municipal Ubaldo Corrêa foi a vencedora na fase estadual do prêmio”.
Vamos aos fatos: (a) Não está escrito que a Escola Ubaldo Corrêa ganhou o prêmio nacional; (b) A nota supõe que haverá algum tipo de premiação aos vencedores da etapa estadual. Então, seu texto deveria ter pulverizado esta informação. Ou seja, de que as escolas indicadas na fase estadual da certame não terão nenhum tipo de premiação no dia 30 de novembro, em São Paulo.Você acusou a governo municipal de Santarém de mentiroso. Isto é sério? Você deve reconhecer que forçou todas as barras para construir este factóide.
Não sou o primeiro leitor seu que te faz ponderações. Lembro, de memória, de um pertinente comentário ao teu artigo analisando as contas da Sec. Municipal de Planejamento, ponderando quanto à forma, o excesso de adjetivação, o xingamento no limite da grosseria contra seu titular. Este é o ponto, Evaldo. Tudo que escrevemos e publicamos traz implícita sempre uma posição política muito clara. Não me venha com essa de que você não dialoga com a oposição ao atual governo municipal – e que seus artigos não são usados como munição na cena política tapajoara. Para ingênuo você não serve, meu caro.
Por último, acatando sua sugestão, mandei um e-mail para a assessoria de comunicação do CONSED (c/cópia à diretoria) pedindo dois esclarecimentos:
(a) Se haverá alguma premiação aos vencedores da fase estadual do certame no dia 30, em São Paulo;
(b) Se a escola Municipal Ubaldo Corrêa (Santarém-PA) foi de fato a vencedora da etapa estadual no Pará.

Tão logo tenha uma resposta, volto ao canal para informar a você, Jeso e leitores. A capacidade de diálogo é um dado à priori nas relações humanas. Reafirmo meu apreço pessoal e respeito à posição que você assumiu, mas reservo-me o direito de divergir quando eu entender que devo, democrática e respeitosamente.

Saudações mocorongas,

Samuca
Anônimo disse…
Eu pediria uma coisa ao senhor Evaldo Viana, além dele proprio, quem e quais veiculos de comunicação nesse pais, praticam o jornalismo que nós precisamos.

Nazareno Lima

Obs. embora Lima, nao tenho tenho nehum parentesco com o Dr. Samuel, muito menos com os Lima que habitam no eixo Palacio Jarbas Passarinho, CDP e BR163.
Anônimo disse…
Me junto ao leitor Samuca que em seu comentário chamou a atençao para um item "frágil" que cada vez que leio os artigos do Evaldo em seus comentários fico indignado, o que parece ele fica possuído por algo estranho o qual nao acontece em pessoas de bem, usando palavras fúteis e de baixo calão quando se reporta ao governo municipal e a seus dirigentes...
A meu ver isso não é sábio, pois, não precisamos usar desses artifícios pra dar um recado e transmitir o que queremos "parece mesmo coisa pessoal".
O Evaldo, é funcionário público como ele mesmo se identifica, será que não comete nenhuma irreguilaridade em seu trabalho, mesmo que seja de procedimentos? Será que nunca enforcou um dia depois de um feriado na quinta? pense nisso!
Anônimo disse…
os stalinistas do governo maria do carmo começaram a trabalhar.
Unknown disse…
Espero que Elvado Viana seja candidato desde ja pode contar com meu voto

ass:Cristina

Manaus-Amazonas