Prefeitura de Santarém mente sobre prêmio que teria recebido

por Evaldo Viana (*)


No dia 30 de dezembro de 2006, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Santarém deu ampla publicidade à imprensa local e à de Belém anunciando, orgulhosamente, que teria sido contemplada com o Prêmio Gestor Eficiente em Merenda Escolar, concedido pela ONG Fome Zero.

A notícia oficial foi esta:
Santarém está entre os 11 municípios brasileiros que receberam o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, realizado em sua 3ª edição pela organização não governamental Ação Fome Zero.
Como a notícia veiculada ofendia gravemente a realidade, decidi pesquisar a sua veracidade e descobri que o município de Santarém não ganhara nada, não conquistara prêmio nenhum, não fora contemplado com absolutamente nada, ou seja, falsearam a verdade, inventaram o prêmio, mentiram despudoradamente - tudo com o sórdido propósito de embair, enganar e ludibriar a opinião pública.

Descoberta a grande mentira, a monumental farsa, a colossal fraude, apressou-se o responsável, ou responsáveis pelo engodo, a desmentir a trambique, retirando o embuste do site oficial da Semed e solicitando à imprensa que desconsiderasse a informação a ela repassada, sob a alegação de que houve um equívoco e que a notícia era realmente inverídica.

Um ano após a frustrada tentativa de escamoteação da verdade, o governo Maria do Carmo, por intermédio de sua Secretaria de Educação, tenta novamente aplicar o mesmo e já quase manjado golpe: anuncia na sua página virtual oficial que uma escola do município foi premiada, agora com o Prêmio Nacional de Gestão Escolar. A notícia veiculada pelo site oficial da prefeitura é a seguinte:
Está marcada para o dia 30 de novembro, em São Paulo, a cerimônia de premiação do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar - ano base 2006. A Escola Municipal Ubaldo Corrêa foi a vencedora na fase estadual do prêmio. Para receber a premiação, vão viajar à Capital Paulista a diretora da escola, professora Naide Iraci, e a Secretária de Educação, professora Lucineide Pinheiro.
A verdade, entretanto, é bem diferente do que deseja o governo Maria do Carmo. O prêmio existe e a seleção da escola vencedora ainda acontecerá no dia 27 de novembro em Curitiba, ocasião em que será eleita uma das seis escolas finalistas e nenhuma, infelizmente, é de Santarém.

No dia 30 de novembro, a escola vencedora do concurso receberá o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar e para este evento a Semed de Santarém, ou melhor, o povo de Santarém, estará concorrendo com duas passagens de ida e volta para São Paulo, ao custo ainda não se sabe de quanto.

A relação das escolas finalistas pode ser encontrada aqui.

----------------------

* É articulista do blog.

Comentários

Anônimo disse…
E aí Tibério?
Anônimo disse…
E o roubo da merenda escolar da gestão Lira Maia, porque o Evaldo não escancarou e publicou?????E O FUNDEF?????Pena que nessa época não existia o blog do Jeso.
Anônimo disse…
Acho que existe um equívoco do Evaldo, a premiação é da fase regional, muito bem dita no release da Prefeitura.
Evaldo se atrapalhou na leitura e na sua avaliação. Não se deve confundir alho com bugalhos.
Anônimo disse…
Parabens Evaldo! Até que enfim conseguiu desvendar o "maior escândalo" santareno de todos os tempos!
Superou até a reportagem do restaurante popular no Mercadão do Dr. Helenilson Pontes.
Merece a primeira página!

Tiberio Alloggio
Anônimo disse…
Aí a coisa fica assim: ou a prefeitura apresenta uma robusta prova de que ganhou esse prêmio nacional e desmente o sr. Evaldo Viana, ou fica calada e admite que foi uma farsa e se desmoraliza. Não há como silenciar, pois não se pode admitir que a prefeitura seja acusada de uma farsa e a mesma calar. E também é inaceitável que, caso a prêmio não exista, que a prefeitura tente enganar o povo e não venha a público pedir desculpas.
Anônimo disse…
A mentira neste Governo é regra, a exceção é a verdade. Que pena!
Anônimo disse…
Bom agora finalmente sabemos quem e o enrrustido Evaldo Viana, mentira ou não a educação em Santarém melhorou e muito. Pra mostrar isso infelismente temos que fazer um parametro do que era a educação no governo passado e do que e a educação atual.
Nos anos longos que foram administrados pelo governo passado na qual Evaldo Viana participava, o que mais se viu foi desvio de verbas do FUNDEF, a merenda escolar so durava no maximo 7 dias pois o que era comprado para o mês todinho em muitas das vezes era desviado, não existiam carteiras escolares em muitos colégios, os alunos estudavam sentados no chão ou deitados:os chamados alunos jacarés; escolas eram construidas sem critérios tecnicos e superfaturadas, fardamento escolar não se falava nem em sonho.
No governo atual, a merenda escolar e de qualidade e cada aluno tem direito a dois uniforme por ano e em muitos escolas e distribuido material escolar, sendo que no proximo ano será colocado mais um item no fardamento que pode ser uma mochila, o dinheiro da educação e aplicado com responsabilidade, escolas são construidas de acordo com o padrão MEC e humanizadas para atender dignamente a população.
O que Evaldo Viana esta tentando e talves uma vingança pelo pé na bunda que levou do PT, pois na campanha de 2004 ele foi um dos que passou informações relativa ao desempenho fiscal e financeira governo que ele trabalhava.
Evaldo foi descartado do governo do PT, pois tem uma instabilidade emocional e que poderia fazer o mesmo que fez com LIRA Maia, fazer com a Maria, ou seja em troca de não estar no governo atual e justificar sua traição Evaldo vem usando o blog para tentar prejudicar atual administração municipal.
Agora gostaria que Evaldo publicasse as fontes que justifica que o governo está mentindo e de quebra fizesse um levantamento das contas dos 8 anos do governo Lira Maia, pois o unico MENTIROSO e TRAÍRA que eu conheço se chama EVALDO VIANA.
Ass. ANTI-EVALDO VIANA.
Anônimo disse…
PT e petistas, não confundem alho com bugalhos estamos falamdo da adminidtração da D.Maria do Carmo, que se diz honesta e transparente. Venham pétistas falar de vocês e não do Lira maia.
Anônimo disse…
Até que enfim li alguma noticia que me abriu a mente para educação santarena, que por sua vez não vai bem há decadas. Quando Evaldo tece suas sugestões de criticas e não criticas deixa claro que devemos averiguar as verdades circulantes em torno deste governo ou de outros governos.

Limpido e inodoro, Evaldo junta o hidrogenio com dois de oxigenio e promove a clareza de verdades enrustidas por sorrisos e manifestações baratas de orgulho popular, e nos presenteia com a logica dos apocrifos e das entrelinhas da relidade educacional do municipio, e em macro contexto, do estado.

Precisamos de vozes como deste senhor, assim não estariamos condenado a repetir o passado.
Anônimo disse…
Acho que o anônimo das 16:55 se enganou. Límpido e inodoro são dois de hidrogênio (H2) + um de oxigênio (O) = H2O ( água). Agora, se o anônimo falou em água oxigenada, que também é um clareador de roupas e cabelo de madames, teria que ser H2O2 = peróxido de hidrogênio. Tomara que o Evaldo esteja "quimicamente" correto.

Erik L. Jennings Simões
Anônimo disse…
Esse Dr. Erik ainda por cima, é gaiato.
Anônimo disse…
Caro Evaldo, há algum tempo sou leitor diário do blog do Jeso e vejo seus comentários e artigos sobre os assuntos públicos.

Mas com este não engoli sua falta de informação, ou pode quer dizer, de compreensão e conhecimento... Você quer ser tão certinhu por ocupar tal cargo público e acaba pisando na bola com algumas coisas como esta.

Milito na área da educação aliada a comunicação, e sou apenas um estudante e fiz parte inclusive do comitê que escolheu esta escola Ubaldo Correa no ambito regional e logo em seguida levaram tb o premio estadual.

Uma dica, leia mais sobre assuntos que nao são de sua área, deixe um pouco de perseguição política e analise como profissional os fatos.

OK? Seja Feliz!!!!
Anônimo disse…
Sr. Genildo Junior,

Para que a sua contribução seja mais profícua e ajude a esclarecer de vez a estória do tal prêmio Estadual com força de nacional, rogo que vc. não fique apenas naquela coisa meio chata de escudar-se no argumento de autoridade, que o título com o qual vc. foi agraciado no momento lhe confere, e que aos seus olhos pode dirimir a questão que levantei, e nos dê provas cabais e incontestáveis de que esse prêmio não é fajuto, de que existiu.Só assim ficará afastada a suspeita de que a prefeitura graciosamente cria e inventa títulos inexistentes para mostrar uma competência que gostaria que tivessea, mas que infelizmente não tem.
De quebra, contribua para tecer comentários sobre o prêmio Gestor Escolar Eficitente da merenda escolar supostamente ganho pela prefeitura em 2006.
No mais, quando vc. deixar de ser um parlamentar junior, e se tornar um master, desejo que vc. procure acompanhar e fiscalizar vigilantemente os atos do executivo e não se deixe agrilhoar por questões ideológicas ou partidárias.

Um abraço