Internet em Santarém

O manifesto do jornalista Manuel Dutra provocou o comentário a seguir, de autoria de Grazziano Guarany, consultor de informática:

O manifesto de Manuel Dutra trata das questões de qualidade de vida em nossa cidade. Como cidadão, apóio estas preocupações e levanto outra que é de fundamental importância para quem quer desenvolvimento econômico e social.

Na área da tecnologia e da interligação de nossa cidade ao mundo, vivemos praticamente na idade da pedra. E nesse quesito, como em tantos outros, a nossa cota de submissão, subserviência e acomodação parece inesgotável mesmo. Santarém, como quase todas as cidades amazônicas, tem seus serviços de telecomunicações baseados em satélites, o que os torna todos bem mais caros, devido aos altos custos para se lançar e manter um satélite funcionando.

Não bastasse isso, temos o mais alto percentual de ICMS sobre serviços de telecomunicações da federação. E quem reclama disso? Ninguém! Algum tempo atrás, os assinantes de serviços de internet receberam suas contas com algo em torno de 25% de aumento graças, segundo a operadora, aos impostos que não vinham sendo repassados e que agora serão cobrados dos consumidores!

Não sei como as associações empresariais e clubes de diretores lojistas da nossa região não atentam pra esse problema, ou se atentam, por que não tomam nenhuma atitude de pelo menos reclamar junto ao governo estadual e pedir um mínimo de incentivo na forma de redução dos percentuais?

Recentemente, a operadora responsável pela maioria das conexões de internet no Brasil majorou os preços para contratação de novos links, entretanto como existe a concorrência de outras operadoras, o usuário destes serviços acaba tendo opções para escapar destes reajustes.

Pela falta de opção, os preços que vem caindo em todo país tendem a aumentar em nossa região. A internet que temos não é a mesma que o resto do país tem, simplesmente pela baixa velocidade de conexão que chega até nossas casas. (...)

[Clique aqui], para ler o texto acima na íntegra.

Comentários