Quedas somam 22% do atendimento em Santarém, afirma neurocirurgião

Do médico neurocirurgião Erik Jennings, sobre a pensata A desordem nas calçadas, da lavra de Antenor Giovaninni:

Caro Sr. Antenor,

O tema levantado é muito importante. Por incrível que pareça, calçadas mal planejadas são uma das etiologias mais importantes para quedas na terceira idade. Quedas da terceira idade é uma patologia que é considerada um problema de saúde pública nos EUA e Europa.

As quedas não geram só prejuízos físicos, mas podem causar, além de mortes, problemas psicológicos que limitam o idoso em suas atividades diárias. O custo com hospitalização e procedimentos cirúrgicos são elevados, já se justificando em qualquer lugar do mundo a prevenção, através das melhorias no ambiente.

Tenho certeza que as calçadas de Santarém, se melhoradas, poderiam reduzir a incidência de quedas. Nossa estatística para Santarém coloca o fator “queda” como o segundo colocado em mandar pacientes para o Pronto-socorro de Santarém e que tiveram, por este motivo, algum trauma craniano. Dentre os traumas de crânio que chegam ao Pronto-socorro, 22% são devido a quedas.

Muito bom tema a ser discutido, Sr. Antenor.

Comentários

Anônimo disse…
Senhores responsáveis pela administração da nossa cidade, as calçadas são um problema de "saúde pública".Gostaria de aproveitar o blog para lançar o meu brado de revolta à Secretaria de Obras desta linda cidade de belezas ímpares e sujeiras incomensuráveis.
1) A senhora construtora Mello Azevedo, na primeira fase de construção da orla fluvial, deixou a praia totalmente poluida com pedaços de estacas de concretos jogados em tôda extensão da praia. É um problema sério, o Ministério Público deveria acionar essa empresa para despoluir o meio ambiente,
urgentemente, enquanto as águas não sepultem-nas.

2)Que o órgão competente faça com que o explorador do bar do terminal turístico fluvial retire aquelas caixas de refrigerantes que enfeiam aquele ponto de visitas e mostra quão subdesenvolvidos somos.
Ajudem a melhorar o aspecto da Cidade da Gente, socorro!!!

Antonio Jequitibá