Poesia

Saudade

Como esquecer a saudade
Se borbulha no coração
Uma sede do teu sorriso
Se o brilho do sol
Transforma um simples olhar
Em angustiante espera?

O horizonte se perde na visão
Como se perde o pensamento
A acariciar a tua presença

Saudade não se esquece
Lembra...Lembra...
Tudo de você
Passeia pelas veias
Indo e voltando ao coração

Saudade!
Saudade!
É o que eu sinto
Neste momento.

-------------------------------

De Vilmar Locatelli, poeta e advogado. Reside hoje em Brasília. O poema é de 1995 e foi escrito em Fordlândia.

Comentários

Anônimo disse…
Este é aquele que era padre?
Anônimo disse…
Gosto muito dos poemas do Vilmar...
Faz muitos anos que o conheci aqui em Recife e gostaria muito de reencontrá-lo...Se for possível, envie o meu email para ele ou o dele para mim, e ficaria muito grata.
resomar
desafio@hotlink.com.br
Jeso Carneiro disse…
Caro anônimo das 12:41,

É ele mesmo. Acertou em cheio. O e-padre Vilmar Locatelli mora hoje em BSB. É advogado.
Anônimo disse…
Agora qualquer um que junte meia dúzia de palavras se intitula poeta e o blog vai na corda. Poesia é muito mais que isso.
Jeso Carneiro disse…
Ó nobre anônimo das 14h41, por favor, nos ajude! Do alto de sua incomensurável sapiência, diga-nos, ó mestre, ó iluminado vate-crítico literário, o que é poesia?
Anônimo disse…
Ô Jeso, pega leve. Não escrevi isso pra te ofender e nem estou com essa bola toda não. Sou apenas um leitor contumaz de poemas há mais de 50 anos. Nunca me meti a fazê-los, pois como dizia um poeta francês que não sei escrever o nome - "fazer poesia, ou é muito fácil ou impossível, sem meio termo".

Outra definição que gosto é a de
Soares Feitosa, poeta cearense - "poesia é aquilo que lido e ou recitado, enleva. Portanto, a palavra-enlevo, ou a enlevo-palavra é a chave do poético. Nenhum recurso a mais: nem o quadro pintado, nem o som tocado: basta a palavra, se poética, teremos o enlevo"

Perdoe-me, sinceramente. É a primeira vez que me manifesto no blog e me dei mal (risos).
Anônimo disse…
Penetra surdamente no reino das palavras. E lá estao elas, a espera da vida.....
Pedro Conceição Sousa disse…
Jeso, este camarada, eu tive o prazer de conhecê-lo e conviver com ele quando eramos estudantes, postulantes a padres no ano de 1985 no antigo seminário Tiagão, em Santarém. Estudávamos no CDA. Se vc tiver o endereço ou e-e-mail dele me forneça por favor. Nunca mais soube deste grande homem. Pedro Conceição sousa