Incra faz assentamento de mentirinha

Berê, do movimento FDA (Frente em Defesa da Amazônia), sobre o post PDS coloca PA no topo do desmatamento:

Os trabalhadores rurais assentados não são os vilões do desmatamento no Pará, são vítimas. O que vem acontecendo é que os assentamentos criados pelo Incra nos últimos anos não são acompanhados pelos recursos necessários à viabilização do mesmo. Assim, falta crédito para fomento, falta crédito para abertura de estradas, falta tudo, enfim.

Jogados numa favela rural, resta ao trabalhador rural assentado negociar com madeireiras a abertura de estradas, construção de sistemas de abastecimento de água e todos os serviços que são deveres do poder público fornecer. Em troca, as madeireiras levam a madeira disponível na área do assentado, tudo numa relação de exploração grotesca.

Há outros relatos em que as próprias madeireiras fazem parte do assentamento, como no caso dos PDS's. Isso é resultado de políticas públicas que só vêem o trabalhador rural como mais um número a figurar nas propagandas de governo como aquele que mais assentou trabalhadores.

Só para lembrar: reforma agrária não se resume à criação de assentamentos, mas também a assistência ao produtor assentado. Aliás esses fatos foram destaque na Carta da Pastoral Social elaborada ao final do Seminário Hidro e Agronegócio.

Comentários