Fibra ótica: convênio assinado

A assinatura do convênio de cooperação técnica entre o Governo do Estado e a Eletronorte, realizado na sexta, 30, em Belém, possibilitará ao governo a cessão de uso de 1.800 quilômetros de fibra óptica que acompanham a linha de transmissão de energia elétrica da Eletronorte.

Nesta primeira fase, estarão interligados ao sistema, cinco grandes municípios: Belém, Marabá, Altamira, Santarém e Tucuruí, beneficiando cerca de 4 milhões de pessoas.

A governadora Ana Júlia Carepa declarou que a assinatura do convênio se afina com as diretrizes propostas para sua administração.

Segundo ela, a rede de fibra ótica, além de encurtar distâncias, representa a economia de R$ 900 milhões que teriam que ser investidos pelo governo e tem um "incomensurável alcance social", além de propiciar outras ações inclusivas nas áreas da educação, saúde e segurança pública.

Segundo o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, no Pará, somente 7,5% da população possui computadores e apenas 3,5% têm acesso à internet.

[Clique aqui], para ler mais.

Fonte: Agência Pará

Comentários

Aldrwin Hamad disse…
A promessa virou realidade. Fato raro e digno de aplausos. nós, usuários da internet mais lenta e cara do Brasil, precisamos monitorar a evolução deste convênio. Uma das primeiras perguntas que gostaria que fossem respondidas é a respeito do prazo de implantação deste projeto. A linha está pronta, a fibra está lançada, mas quanto tempo levará pra ligarem as duas pontas?
Parabéns à governadora pela iniciativa.
Anônimo disse…
Empresas de comunicações atuando na cidade já deveriam ter começado a explorar a internet banda larga usando suas antenas cobrem toda a cidade com maior eficiencia que as linhas telefônicas. Para isso falta iniciativa dos dirigentes, que por terem idade diferente da maioria dos usuários de internet, não vislumbram esse filão.
Anônimo disse…
Vou fazer da pergunta do Aldrwin a minha: QUANDO IRÁ COMEÇAR A IMPLANTAÇÃO DA FIBRA? QUAL A DATA APROXIMADA? POR ONDE PASSARÁ OU COMEÇARA? PELA ORDEM DAS CIDADES CITADAS, QUAL A DATA PRA CHEGAR, POR EXEMPLO, EM MARABÁ? Se alguém puder me informar ou então me dizer a quem devo procurar a resposta, por favor mande e-mail para adir_castro@ig.com.br