Em nota, CVRD contesta críticas

A propósito do post CF: patrocínio da CVRD divide igreja, o blog recebeu há pouco a seguinte nota, assinada pela assessoria de imprensa da Vale:

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1) É uma empresa social e ambientalmente responsável, que adota uma política de desenvolvimento sustentável junto às comunidades do entorno de suas operações, sendo uma das empresas que mais investem neste setor no país.

2) Somente em 2007, a Vale vai investir R$ 300 milhões na área social e mais R$ 400 milhões em meio ambiente.


3) Sobre o impasse com os índios Xikrin, a Companhia informa que o caso está na Justiça e o próprio juiz do processo já identificou a utilização inadequada dos recursos previstos no convênio entre Vale e a comunidade indígena, aliás como a própria empresa já havia denunciado há alguns meses.


4) Com relação ao apoio da Companhia à Campanha da Fraternidade 2007, a CVRD reafirma que ele está em linha com a sua política de preservação do meio ambiente e com o apoio ao desenvolvimento sustentável das comunidades do entorno de suas operações.

Comentários

Anônimo disse…
Uma resposta evasiva e vazia. O papel ( e o teclado do computador) aceita tudo, a realidade é outra. A CVRD é uma empresa predadora sim, preocupada unica e exclusivamente com o lucro, sim, e suas "ações sociais" se limitam a um enorme gasto em publicidade e gastos mínimos em ações exigidas pela legislação.
O apoio da CVRD à Campanha da Fraternidade coloca em dúvida a seriedade da campanha.
Anônimo disse…
Já que a empresa é tão transparente porque não abre a caixa-preta e mostra a sociedade (inclusive ao Estado do Pará que sempre foi leniente nesta questão) a forma que calcula os royalties por ela recolhidos?
Anônimo disse…
A CVRD ainda tem a cara-de-pau de se gabar de aplicar 300 milhões na área social e 400 milhões em meio ambiente, mas não diz o que representam percentualmente esses valores ante seus lucros. Tá mais do que na hora de distribuirmos mais os lucros dessas empresas com a população diretamente envolvida, no caso os amazônidas.