Prorrogado prazo para aprovação de PD

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, presidida pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), aprovou, em decisão terminativa projeto do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) que prorroga até 30 de dezembro de 2007 o prazo para as prefeituras elaborarem - e terem aprovados - seus planos diretores.

O projeto, aprovado na quinta, 23, altera o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01), que havia fixado esse prazo em 10 de outubro deste ano.

Durante a reunião, o senador Flexa Ribeiro argumentou que cerca de 40% dos municípios não cumpriram o prazo a que estavam obrigados pelo Estatuto da Cidade. Os prefeitos que deixam de cumprir esse prazo incorrem, como lembrou o senador, em improbidade administrativa.

A obrigação de aprovação do plano diretor pela Câmara Municipal envolve todos os municípios com mais de 20 mil habitantes e regiões metropolitanas. O processo de aprovação de um plano diretor, segundo Flexa Ribeiro, envolve resolução de conflitos e mobilização política e de recursos técnicos que tomam tempo.

O relator do projeto, senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), afirmou que o prazo maior é necessário, pois o Estatuto prevê ampla mobilização social para aprovação do plano diretor de cada município. O senador destacou que a Constituição de 1988 tratou pela primeira vez da questão urbana no Brasil. Na década de 80, a população urbana representava três quartos da população brasileira.

Fonte: Agência Senado

-----------------------------

Nota do blog: Logo mais às 8h30 haverá nova audiência pública, no plenário da Câmara de Vereadores, para debater o PD (Plano Diretor) de Santarém. É a segunda de três audiências programada pelo legislativo com esse propósito.

Comentários