Poder econômico sustenta Alckmin em Santarém, diz professor

Pedagogo e professor universitário, Everaldo Cordeiro comenta o post Lula atrás de Alckmin em Santarém:

A vitória de Alckmim em Santarém, no primeiro turno, reflete a poderosa influência do grupo econômico que se instalou no município nos últimos tempos, por conta do agronegócio e degradação do meio ambiente. Eles conseguem bancar e dar visibilidade à campanha tucana na cidade, deixando claro que são contrários à responsabilidade sócio-ambiental demonstrada no governo Lula.

Foi assim no embate entre plantadores de soja e madeireiros x movimentos sociais e Frente de Defesa da Amazônia. Pra quem não lembra, os riquinhos adesivaram vários carros para expulsar daqui o Greenpeace, ameaçaram padres e lideranças que lutam em defesa do povo e incitaram o crime na Internet por meio do Orkut.

Agora essa mesma turma defende o PSDB e sua política privatista e irresponsável socialmente, que deixa ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres. Eles não aceitam um governo que governe para todos. O mais lamentável é que eles conseguem agora adesivar e comprar a consciência de inúmeros santarenos tratados há pouco por eles como índios selvagens e de pensamento atrasado. (...)

[Clique aqui], para ler o comentário acima na íntegra.

Comentários

Anônimo disse…
O "cordeirinho", claro, está defendendo o seu emprego lulista. Quanto às privatizações, taí a Vale do Rio Doce pra desmentir os petistas.
Anônimo disse…
Everaldo Cordeiro, claro, está defendendo o seu emprego lulista. Quanto às privatizações, taí a Vale do Rio Doce pra desmentir os petistas.
Anônimo disse…
Acredito que o Everaldo Cordeiro esteja excessivamente simplificando as causas da vitória de Alckmin no primeiro turno em Santarém. Segundo Ele a derrota de Lula teria sua causa na forca do poder econômico local. Essa analise não bate nem com o voto popular, nem com a realidade regional.
Se ampliássemos essa visão do Everaldo ao Plano Nacional, veremos que o poder econômico, e seu suporte midiatico que se opõe ao Governo Lula e ao PT, é bem mais poderoso do grupo elitista local. Mesmo assim, depois de mais de um ano de bombardeio, Lula deve ganhar a presidência com ampla margem, e só não ganhou no primeiro turno por muito pouco.
Digo isso não para subestimar a forca da nova oligarquia local, mas para não exagerar o poder desse grupo de interesses que, inclusive, ultimamente só acumulou derrotas significativas. Alem disso a vitória do Priante deveria fazer refletir sobre os humores da população local que reprovou Almir, mas não premiou Ana Julia.
O buraco, caro Everaldo, deve evidentemente estar bem mais embaixo. O PT local deve se interrogar e refletir seriamente sobre as causas dessa derrota. O Governo Petista também tem que assumir suas próprias responsabilidades, pois é na inconsistência programática e na fraqueza política que esses dois atores locais estão mostrando que provavelmente podemos também explicar a causa da vitória Alckmista no primeiro turno.
Colocar a culpa só nos “outros” e só se defendendo não ajuda a reflexão e não serve para tomar as providencias necessária.

Tibério Alloggio
Dayan Serique disse…
Meu amigo Everaldo Cordeiro, este debate de escolha de candidaturas não pode ser regido pela paixão petista que toma conta de suas palavras, nem por suas ironias e um certo ar de preconceito que você usa quando utiliza expressões do tipo, dondocas e mauricinhos.
Estamos em uma democracia e cada um é responsável pelo seu voto, independente da situação econômica.
Votar é um ato individual e vencedores e vencidos fazem parte do processo político eleitoral.
Lula ou Alckmin quem vai perder e quem vai ganhar? Quem vai decidir isso são os eleitores, ricos, pobres, brancos, negros, sojeiros, ongueiros, etc. Todos têm direito de ter seus candidatos e de acreditar neles.
Precisamos aprender a ter tolerância política e percebermos que não somos o dono da verdade, que não somos 100%. O que seria do vermelho se não existisse o amarelo?
Viva a diferença, viva a democracia!!!
Anônimo disse…
Everaldo. O sujo falando do mal lavado. Quem você acha que levantou o quase combalido "Café Amazônia"? Dou um doce pra quem acertar.
Anônimo disse…
O PT nunca havia alcançado em nossa cidade grande expressão nas urnas como na eleição de 2004 onde o santareno depositou em Lula e Maria, não no partido, a responsabilidade de cumprir promessas antigas e fazer Santarém despontar no mapa do Progresso. Ocorre que dentre outras promessas de Lula, o asfaltamento da Santarém-Cuiabá não saiu e para entornar o caldo a população que havia depositado em Maria a esperança de uma nova Santarém, ao fazê-la Prefeita vive a decepção de um governo medíocre que até o momento não mostrou a que veio. Hoje como nas eleições anteriores, o eleitor continua em busca de alguém que acolha seus sonhos... Alckmin veio e aproveitou a brecha deixada pelos governos de Lula e Maria.
O santareno vem mostrando ao longo das eleições que não vota em legenda, mas nos candidatos por isso que o eleitor mesmo votando expressivamente em Alckmin não votou da mesma forma em Almir (que em seus dois mandatos por conta de picuinha com o então prefeito Lira Maia manteve Santarém à margem do Pará)e preferiu Priante que vem cunhando seu nome em Santarém e tornou-se um potencial de votos para Ana Júlia, pois votar em Ana Júlia significa acima de tudo não votar em Almir. Lira Maia apesar de sua expressiva votação dificilmente transferirá votos a Almir, não por incompetência, mas por conta da rejeição/antipatia que o povo tem por seu candidato.
O certo que o eleitor tem mandado várias mensagens aos candidatos restando a eles amadurecimento para entendê-las e consertar o que ainda for passível de conserto.

Ana Luiza
Anônimo disse…
Falta você dizer diferente. O Lula não prometeu asfaltar estrada nem uma. Diferente de FHC que prometeu. Quem foi a praça da Matriz foi testemunha desse comício e das suas palavras.
Anônimo disse…
Meu caro anônimo agora vc diz que Lula não prometeu asfaltar a Br 163, prometeu sim senhor, assim como a Maria do PT prometeu entre outras coisas, construir 04(quatro) centros de saúde com atendimento 24(vinte e quatro) horas. Cade?
Anônimo disse…
Esse Everaldo só pode ser maluco se expressar dessa forma, nos Santarenos, sabemos votar Sim. E não vamos compactuar safazedas de qualquer partido que for, seja PSDB ou PT, nesse caso, foi o PT quem pisou e feio na bola, agora querem dar uma de bonzinho, mas não será com nosso voto que iremos endossar a corrupção desses petistas corruptores que estão no governo do Lula
Anônimo disse…
Tanto Lula e FHC prometeram asfaltar a Santarém-Cuiabá, sobre FHC li nos jornais pois não participo de comício de PSDB mas de Lula eu ouvi, estive no comício à Av. Tapajós e pude ouvir seu compromisso com o asfaltamento da BR, eu e uma multidão tendo o rio Tapajós como testemunha.
Votei em Maria, voto em Lula e Ana Júlia mas não fecho os olhos para o que foi feito de errado ou não foi realizado. Maria ainda tem dois anos para tentar reverter os erros e Lula terá mais 4 para cumprir o prometido e acredito que ainda o fará. Apesar de ter pisado na bola Lula é menos ruim que Alckmin que "não consegue ser ele", não transmite emoção, fala como se as palavras fossem colocadas em sua boca não saissem de dentro... não convence.

Ana Luiza
Anônimo disse…
Meu caro Everaldo, o povo brasileiro não precisa de esmolas e sim de oportunidades. O Lula aproveita o desespero de alguns brasileiros e oferece migalhas para uma gente que vive principalmente no Nordeste, terra castigada pelo sol e pela má fé de políticos desonestos que usam a fome do povo para enganar o resto do país com bonitas imagens em campanhas mentirosas como estas que assistimos hoje nas propagandas eleitorais. Um presidente que prega a igualdade, mas uma igualdade nivelada por baixo, onde o lema é "FOME PARA TODOS" e vamos viver felizes no país das maravilhas isso não é democracia isso é ditadura. PENSE NISSO...