Fratura exposta

Do leitor-habituê do blog Nuranda, sobre o post Saúde pública - Verbas e logística:

A velha e ineficiente tentativa de desqualificar os críticos por suas ligações com o governo anterior. Acordem, vermelinhos cegos. Critiquem as migalhas das verbas municipalizadas direcionadas para praças ridículas e botos grotescos. Admitam que a sua gestora (ou gestor) não está tendo capacidade de gerir adequadamente os recursos públicos.

Ainda bem que temos alguém de dentro expondo as feridas, assim como o PT sempre fez em sua história, apontando os erros, denunciando falcatruas, escancarando a incompetência. Voltem a ser os bons petistas de sempre. Abram os olhos e admitam que existem sim problemas e que eles precisam ser enfrentados. O primeiro passo pra resolver um problema é admitindo que ele existe e identificando suas causas. Dizer que está tudo bem ou que está melhor que a gestão passada é falta de auto estima e nielamento por baixo. Precisamos de mais... mais competência, mais visão, mais empenho, mais responsabilidade.


[Clique aqui], para ler o comentário acima na íntegra.

Comentários

Anônimo disse…
É com grande surpresa (mas nem tanta assim) que abrindo o Blog, me vejo sob a suspeita de ter incendiado mais uma polemica. Desta vez sobre a Saúde. E ainda com aquele papo que se não for branco tem que ser vermelho. Nuranda, nesse sentido é mestre em provocação.
Achei uma curiosa coincidência, pois passei a semana toda entre o centro Emaus junto a 300 lideranças das regiões ribeirinhas avaliando o Programa Saúde na Floresta que a ONG onde trabalho está implementando com sucesso na região, e no trabalho para a inauguração da Unidade Móvel de Saúde – Barco Abaré, na Floresta Nacional do Tapajós, que prestará atendimento de qualidade para as populações das duas margens do Rio Tapajós nos Municípios de Aveiros, Belterra e Santarém.
Porem não pensem que estou contando tudo isso como álibi, ou para me justificar.
Estou mesmo me manifestando na oportunidade de fazer publicidade, e vender o meu peixe, aproveitando da polemica e mostrar para todos quem tem gente sim que trabalha com a saúde publica e quer contribuir para melhorar a vida da nossa população. É o caso do Projeto Saúde e Alegria que já investiu mais de 3 milhões em Higiene e Saneamento nas comunidades ribeirinhas, e agora vai investir ainda mais em atendimento básico e inclusão social, tudo em parceria com os Municípios de Aveiro, Belterra e Santarém.
Nessa polemica do Dr. Erick com a direção do Hospital Municipal desde o inicio procurei fica de fora, pois não tenho elementos para poder me manifestar. O Dr. Erick deve ter tido suas boas razoes para ter criado o caso, a administração também deve ter tido suas boas razoes para reagir duramente. De todo modo, acredito que são problemas resolvíveis com o bom senso de ambos os lados. Todo mundo conhece a dificuldade de conseguir médicos para a nossa região, e todos sabemos das dificuldades orçamentárias que nosso município enfrenta.
Eu, pessoalmente, frente a essa situação, acho que o Hospital Municipal sozinho não tem salvação, mesmo investindo milhões, não vai poder dar conta do recado.
A solução tem que ser vista num horizonte maior e integrada com um conjunto de políticas que vão do atendimento básico nos postos de saúde, e aos centros de saúde da família. Só assim o Hospital Municipal, que hoje funciona como um “Grande Posto de Saúde” poderá se dedicar aos casos de urgência e de media complexidade, torcendo também que o novo Hospital Regional esteja pronto o mais rápido possível.
O que importa é que todo mundo dê sua contribuição e todo mundo faça o seu trabalho contribuindo como pode. Criticas também servem quando são produtivas, mas infelizmente sempre têm gente que em época eleitoral procura transformar problemas estruturais, que precisam de bom senso, trabalho e tempo para serem resolvidos, em disputas estéreis que não resolvem nada e acabam esquecidas depois das eleições.

Tiberio Alloggio
Anônimo disse…
De um Caboclo da terra:

Caro Nuranda:

Por onde andavas?
Fostes encantado por alguma Iara?

O blog estava um tanto estranho com a tua ausência. Que bom que voltastes com as tuas colocações pertinentes e inteligentes sobre a nossa realidade.

Na tua ausência muita coisa aconteceu por aqui. Espero que não tenha adoecido e precisado do hospital municipal. Eu achava conversando com os meus amigos que a saúde não pioraria mais que no governo do Lira Maia (que diga de passagem foi uma lástima).

E não é que eles (os Martinistas) conseguiram esta façanha! E o pior é que o orgulho e a prepotência, além da incompetência os deixa com a retina desalinhada; não conseguem o óbvio. Falta-lhes humildade (nesse sentido o governo martinista é uma "fartura" só!).

Quando digo que a incompetência é a regra dentro do governo, imagine meu caro Nuranda, que um "anônimo governamental" propôs para um neurocirurgião trabalhar com assistência comunitária. Eles não sabem nem a diferença de atuação das especialidades da medicina.
Eles, meu caro chefe Tapajó, (os Martinistas) não conseguem explicar pra sociedade os delizes acontecidos na administração e quando o tentam dizem sempre que a culpa é do FHC, do Bush, do Bin Laden, do Bacá, do Hesbolah, do HAMAS, da Madre Tereza, do Betendorf, da enchente, do dolar, do euro, nhé, nhé, nhé, nhé. Desafios foram feitos (é só vê no blog). Fico por aqui festejando a tua volta esperando que algum traumatologista competente resolva o problema da "fratura exposta" na sáude.
Abraços
Anônimo disse…
Tibério, Aproveito a deixa para parabenizar o projeto Saúde Alegria que é uma das melhores demonstrações de eficiência e eficácia da atuação de ONG´s na nossa região.

Concordo que a solução é mais ampla do que investir unica e esclusivamente no hospital municipal. O problema é reverter a mentalidade de cidade pequena com toda a mesquinhez eleitoreira que apontaste. Investir em postos de Saúdo ao lado do hospital não me parece muito inteligente. Desculpas podem ser arruamdas aos milhares... mas não resolverão o problema de ninguem.

Só não confunda polêmica com apontamento de irregularidades e críticas à incompetência.
Não sei o que consideras disputas estéreis, acho que criticar a inoperância do poder público é uma obrigação que todo cidadão consciente tem que ter e eu me considero razoavelmente consciente.

Não visto camisa político-partidária nenhuma e não é porque estamos em uma ano eleitoral (Que não é de eleições municipais) que não posso ter o direito de opinar.
O Blog tem vida curta ainda, ano que vem, ano ímpar, sem eleições, veremos se o debate continuará ou se será esquecido. Enquanto isso, acho melhor direcionarmos nossas energias para a melhoria do bem estar geral, criticando e propondo novos modelos e novos métodos do uso do nosso dinheiro.
Abraços