Chagas em Mojuí ganha destaque nacional

Capa do cardeno Cotidiano, a Folha de S. Paulo dá destaque na edição de hoje ao surto de Chagas detectado na vila de Mojuí dos Campos, município de Santarém. A reportagem é dos jornalistas Thiago Reis e Renata Baptista:

Um surto de mal de Chagas deixou uma pessoa morta e pelo menos 16 contaminadas em uma vila de Santarém (1.431 km de Belém), no Pará. Todas as vítimas contraíram a forma aguda da enfermidade após ingerirem suco de bacaba - uma fruta típica da região.

Exames feitos no Instituto Evandro Chagas, na capital do Estado, confirmaram a doença. O caso teve início no dia 6 de junho, quando um casal da comunidade de Mojuí dos Campos - cerca de 40 km do centro de Santarém - internou-se em um hospital de Manaus (AM) - ambos com os sintomas da forma aguda da doença.

O homem morreu sem que pudesse ser feito um exame laboratorial. A mulher, que segue em observação, está contaminada com Chagas.Investigação da DVS (Divisão de Vigilância em Saúde) do município revelou que outras pessoas da vila também estavam infectadas. Todas haviam bebido suco de bacaba na casa de uma moradora da região, que vende o produto.

A família dela também foi infectada. De acordo com o chefe da DVS, Jorge Heimar, o barbeiro ou suas fezes foram macerados no preparo da bebida. O inseto é o vetor (hospedeiro intermediário) do protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença. Mamíferos (seres humanos, macacos, cães e gatos, entre outros) são os hospedeiros definitivos.

Segundo o Ministério da Saúde, duas colônias de barbeiros foram encontradas em palmeiras a 190 metros do local onde no alimento foi produzido.O chefe do Núcleo de Endemias da Secretaria da Saúde do Pará, Bernardo Cardoso, disse que foram realizados mais de cem exames nem Mojuí dos Campos. Ainda há casos pendentes. Os resultados devem sair em 30 dias. Ninguém corre risco de morte.

Para Cardoso, uma das possíveis causas para o surto é o desmatamento desordenado das florestas do Estado. "Isso está tirando o barbeiro de seu habitat natural", afirma.

[Clique aqui], para ler mais (só para assinantes).

Comentários