Manaus: Passeata do Orgulho Paraense

Do leitor Celso Luiz, de Manaus, sobre o preconceito contra os paraenses naquela cidade:

É, meu caro Jeso, o caldo engrossou!

A intolerância está levando nossa gente à degradação! O preconceito (ou "paraconceito", parafraseando Rubem Márcio) tem alcançado níveis assustadores!

Temo que a situação tome proporções ainda maiores com os acontecimentos dos últimos dias!

Já começo a sentir saudade de quando o motivo para as chacotas era a suposta preferência dos paraenses por carne de jacaré...

Na tentativa de minimizar o que todos nós (paraenses em Manaus) sentimos quando nos tornamos alvo dessas piadas discriminatórias, um radialista santareno chamado Bob Lester, locutor de uma FM local, resolveu "levar na boa" a brincadeirinha baré.

Recentemente organizou um baile de carnaval, onde lançou o "bloco dos tingas"! Acontece que a atitude dele não é tão amistosa quanto parece, e, na minha opinião, tem posto ainda mais lenha na fogueira do preconceito manauara.

Um trecho da música tema do "bloco dos tingas" reflete bem isso: "... dos jacarés do Brasil (já se canta Manaus) só comemos o rabo!!"

Canta-se a plenos pulmões em seu programa diário. Fica evidente que a letra tem duplo sentido!

Agora Bob Lester anuncia a primeira "Passeata do Orgulho Paraense" em Manaus! No que isto vai dar, eu não sei!

Só sei que não estarei lá, apesar de não negar minha naturalidade!

Comentários

Anônimo disse…
CORRIGIDO
Parabéns Jeso pelo primeiro ano de nosso Blog. Também acredito que colaborei a proposta deste espaço, com minha teimosia em defender as idéias em que acredito, dialogando saudável e democraticamente.
Agora leio, aqui em Alenquer - cidade linda - onde estou trabalhando a disciplina Filosofia da Educação com estudantes do curso intervalar de Pedagogia da UFPA - Núcleo de Alenquer.
Já recomendei aos acadêmicos que o Blog do Jeso é um espaço permenente de paposofia, cidadania e democracia.
Parabéns mais uma vez...
Anônimo disse…
Jeso parabens pelo blog...sempre o indico aos santarenos ausentes.Nota 10!
Sobre Para X Amazonas, nao posso me calar. Ha dois anos o Para foi homenageado em Maunaus no carnaval pela Escola de Samba - Unidos da Presidente Vargas, onde desfilamos eu e a turma da AFAS ( Associacao de filhos e Amigos de Santarem). Sempre fui aos eventos do Bob Lester ( Banda Tapajoara, Quinta Dimensao, etc ), iria com certeza na Passeata do Orgulho Paraense. Por que nao questionarmos a parcela de culpa no NOSSO Estado do Para que por anos nos deixa de escanteio, fazendo com que a populacao oeste paraense tenha ido buscar melhores perspectivas de vida no outro estado???? Discriminacao la, disciminacao ca!