Deputada do AP perde mandato

Agência Câmara:

A Mesa Diretora da Câmara decidiu declarar a perda do mandato da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP).

Ao final de uma reunião que durou mais de uma hora, o presidente Aldo Rebelo disse que a Mesa apenas está cumprindo as decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em abril de 2004, a deputada e o marido, o ex-senador João Capiberibe, tiveram o mandato cassado pelo TSE, acusados de comprar votos nas eleições de 2002.

Em setembro do ano passado, o STF arquivou recurso contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral e manteve a cassação. Antes disso, os parlamentares haviam estendido a permanência no mandato por meio de liminares.

O advogado da deputada, Pedro Dallari, disse que vai recorrer ao STF. Segundo Dallari, a decisão passou por cima do artigo 240 do Regimento Interno da Câmara, que regulamenta a perda de mandato do parlamentar e garante a defesa do acusado.

Porém, de acordo com o advogado, Janete Capiberibe não teve chance de se pronunciar sobre a decisão do Supremo. "A Mesa fez um processo sumário", disse Dallari.

A decisão da Mesa deverá ser lida ainda hoje no plenário, concretizando a perda do mandato de Janete. O suplente da parlamentar é Evandro Milhomem (PCdoB-AP).

Comentários