ICMS Parcial encaminhado à sanção

A Sefa (Secretaria Executiva de Fazenda) já finalizou o decreto que regulamenta a Lei do ICMS Parcial.

Agora ele será encaminhado à sanção do governador Simão Jatene e será publicado nos próximos dias.

O texto do decreto foi discutido entre os técnicos da Sefa e os representantes dos empresários, em reunião realizada ontem, na sede da Secretaria, com a presença de mais de 40 empresários e dois deputados estaduais.

O ICMS Parcial é a sistemática de cobrança antecipada dos valores referentes a diferença de alíquota de imposto entre os Estados, na entrada de mercadorias no território paraense. A mudança inicia em janeiro de 2006.

A cobrança será feita nas áreas de fronteira do Estado, onde a Sefa mantém as oito Coordenadorias Executivas de Mercadorias em Trânsito.

Na reunião com os empresários ficou acertado que o decreto vai atingir os inadimplentes, que deverão fazer o recolhimento antecipado.

Para o contribuinte classificado como "ativo regular " permanece a regra de recolhimento de ICMS de apuração normal.

A secretária Rute Tostes informou na reunião que a Sefa registrou ocorrências de altos valores de entradas de mercadorias, mas um pequeno recolhimento de ICMS, num desnível entre entrada e saída.

Com as informações recolhidas nas fronteiras, explicou ela, "será gerado um relatório mensal de diferencial de alíquota sobre as entradas, a fim de subsidiar a fiscalização, que vai estabelecer parâmetros para apurar os desníveis entre entradas e saídas".

Fonte: Governo do Estado

Comentários