Estudo confirma: soja destrói floresta

Do leitor José Araújo Júnior, sobre a nota Soja e destruição:

Oi pessoal do blog! Tenho mais uma dica sobre o assunto. É um trabalho de uma colega, Daniel Cohenca. Segue mais informacões abaixo.

O trabalho relaciona a agricultura mecanizada com o aumento no desmatamento no norte da rodovia BR-163 [Santarém-Cuiabá].

Servidor do Ibama, Daniel Cohenca, responsável pelo monitoramento e controle da Floresta Nacional do Tapajós, defendeu uma monografia na Universidade Federal de Lavras no dia 13/12/05 na qual demonstra, através de análises de imagens de satélite, que a agricultura mecanizada foi o maior fator de aumento do desmatamento em áreas florestais na região de Santarém e Belterra.

Diferentemente do que muitos acreditavam de que a agricultura mecanizada não era diretamente responsável por desmatamentos em áreas de floresta nativa, ele encontrou que, na região, a monocultura de grãos foi responsável por 61% dos desmatamentos em áreas de floresta primária.

A íntegra do trabalho está disponível para download neste link: entre em www.ibama.gov.br/flona_tapajos, clique em NOTÍCIAS e na notícia: Trabalho relaciona a agricultura mecanizada.

Comentários