Dengue hemorrágica em Itaituba

por Jota Parente

A dengue, endemia que começou a preocupar antes mesmo de começar o inverno, acaba de ter confirmado o primeiro caso hemorrágico em Itaituba.

Segundo as informações das autoridades do setor de saúde do município, a vítima passa bem. Esse caso de dengue hemorrágica agitou a comunidade. O prefeito Roselito Soares convocou uma reunião de emergência, quarta-feira passada, no auditório da prefeitura, quando discutiu a gravidade da situação com secretários, servidores da área de saúde, representantes de unidades militares e com diversos outros setores.

Segundo ele, trata-se do início de uma grande campanha de combate à dengue. O prefeito disse que já há 36 casos confirmados, desde o começo do ano, mas, que não é apenas essa a quantidade de casos, uma vez que muitas pessoas não informam às autoridades, preferindo se automedicarem.

Por isso, o número real deve ser bem maior do que o oficial. O prefeito confirmou que houve mesmo um caso de dengue hemorrágica, estando o mesmo sob controle.

A dengue hemorrágica é o mais perigoso dos tipos de dengue, chamada tipo 3. Os sintomas iniciais são os mesmos da dengue comum. A diferença é que, quando a febre acaba, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos.

A dengue é doença de curso benigno, mas nos casos da forma hemorrágica é fundamental procurar assistência médica.

Comentários