Câncer será tratado em Santarém

O Hospital Regional de Santarém contará em breve com uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) , que será implantada através de um protocolo de mútua cooperação entre a Secretaria Executiva de Saúde Pública (Sespa), Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer (Inca) e Secretaria de Saúde de Santarém.

O protocolo será assinado em janeiro. O Unacon vai beneficiar os mais de 870 mil habitantes de 18 municípios do Baixo Amazonas.

Além de Santarém, atenderá os moradores de Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Rurópolis, Terra Santa e Trairão.

A unidade de Santarém vai disponibilizar um ambulatório e serviços como Oncologia Clínica, Oncologia Cirúrgica, Radioterapia, Unidade de Terapia Intensiva, Hemoterapia, Farmácia, Psicologia Clínica, Serviço Social, Nutrição, Fisioterapia, entre outros.

Também estão em andamento os projetos de instalação de unidades semelhantes em Tucuruí e no Hospital Universitário João de Barros Barreto, em Belém, o que vai contribuir para a descentralização, ampliação e humanização do atendimento ao paciente de câncer.

Fonte: Governo do Estado
--------

Comentário: Tudo muito certo, tudo muito bom se não fosse por um detalhe: o hospital regional ainda está em obras e não se cogita a sua inauguração para breve.

Comentários