Ícone da colônia nordestina




Do advogado e livre-docente em Direito Tributário Helenilson Pontes sobre a nota Morte (ler embaixo), do comerciante Antônio Aguiar (foto)

Jeso, o falecimento do Sr. Antonio Portela de Aguiar (para nós, o Seu Antonio Irene) trouxe uma consternação geral para toda a colônia nordestina.

Como você bem lembrou na nota, o Seu Antonio Irene representa um ícone de toda uma geração de nordestinos vencedores que ajudaram a construir a sociedade santarena que temos hoje.

Seu Antonio era pessoa de comportamento social intocável,pautado pelo respeito pela família e pelos amigos, e pelo trato sempre gentil com todos, daí toda a admiração que a colônia nordestina sempre nutriu por ele. Seu Antônio também se destacou porque foi um dos primeiros nordestinos a acreditar no poder transformador da educação, pois embora não tenha tido oportunidade de estudar, como muitos dos nordestinos que até hoje dominam o comércio da nossa cidade, somente com o poder do trabalho duro no comércio, conseguiu formar vários de seus filhos, todos ocupando lugar de destaque nas suas profissões.

Realmente, a colônia nordestina, a sociedade santarena e o mundo perderam um grande homem.

Comentários