BR-163 vira mesorregião

O Liberal:

O Ministério da Integração Nacional aprovou a criação de mesorregião na BR-163, a Rodovia Santarém-Cuiabá. Trata-se de uma política nacional de desenvolvimento regional, dentro do Programa Mesorregiões, que possibilita a realização prioritária de ações e investimentos de vários ministérios em parceria com prefeituras e governos estaduais.

Ainda não foi definida que área será atendida dentro dos 900 mil quilômetros quadrados da região. A previsão é que isso ocorra em dois meses e meio, pois ainda é necessário fazer um levantamento da realidade local.

Também não se tem previsão de quanto será investido e nem quando a mesorregião será implantada. A perspectiva é que isso seja concretizado logo após o asfaltamento da rodovia, previsto para o ano que vem.

A Santarém-Cuiabá não será a primeira mesorregião a ser criada em solo paraense. Desde o ano de 2003 vem sendo instituída a Mesorregião do Bico do Papagaio, área que abrange 76 municípios dos Estados do Pará (no caso, o sudeste paraense), Tocantins e Maranhão, onde residem 1,3 milhão de pessoas.

Ao todo, já foram implantadas 12 mesorregiões no País, no governo Lula. Três deles ficam na Amazônia: Alto Solimões, no Amazonas; Vale do Rio Acre, que abrange o Amazonas e o Acre; e o Bico do Papagaio. Este ano, R$ 62 milhões estão sendo investidos em nove municípios do Alto Solimões, através das ações de 23 ministérios. Os investimentos na BR-163 estão previstos para iniciar no ano que vem.

A mesorregião é uma estratégia para superar os obstáculos impostos pela grande extensão territorial e heterogeneidade físicas, sociais e econômicas das regiões.

Comentários