Os Dez Mais de Océlio Moraes


Océlio Moraes


Océlio de Jesus Carneiro Moraes, juiz. Até poucos dias, comandava a Vara da Justiça do Trabalho em Santarém. Foi transferido, a pedido, para Macapá (AP). Sobre a sua lista dos Dez Mais de Santarém, frisa:

- A cidade tem atrativos naturais belíssimos, instituições respeitáveis e cultos profissionais. Aqui, a ordem de enunciação não representa, necessariamente, a ordem de preferência, apenas tenho que começar por um lugar, por uma pessoa, por alguma coisa...

Eis as dez dele:

  • A polícia de trânsito de Santarém: Embora sejam poucos para o trânsito da cidade, são soldados educados que realmente orientam o trânsito nas ruas mais movimentadas. Têm uma atuação mais pedagógica, com abordagens educadas. Um exemplo.


  • Banda Jovem Wilson Fonseca: É simplesmente fantástica e importantíssima à cultura musical da cidade. Destaca-se também por descobrir e promover jovens talentos músicos.


  • Vara Federal do Trabalho de Santarém: Sem auto-elogio (para lembrar Erasmo de Rotterdan (Desidério Erasmo - Elogio da Loucura) pela atuação célere, transparente e ética de seus juízes e servidores em prol da jurisdição e da administração da Justiça.


    Manuel Dutra



  • Manoel Dutra: Fomos colegas no jornal O Liberal. Jornalista, embora esteja residindo em Belém, é um santareno exemplar. Cientista político, intelectual crítico e ético, profundo conhecedor da realidade amazônica, é exemplo para todos.

  • TV Tapajós: Pelas iniciativas sociais, culturais e esportivas na sua grande de programação, relevantes para manter viva a memória cultural da cidade.

  • Corpo de Bombeiros: Uma corporação que doa a vida, com a vida de seus valorosos homens, para salvar vidas e patrimônios, apesar dos parcos recursos e estruturas para funcionamento.

    Pôr-do-sol no rio Tapajós (Santarém - PA)



  • Pôr-do-sol sobre o rio Tapajós: Um momento mágico para a alma... ah! aquele rio d'água negra que se transforma em fios e filetes de ouro ...francamente, arrebata meu ser. É um espetáculo da natureza sem igual.

  • Luiz Rodolfo Dinelli Carneiro: Advogado, exemplo de urbanidade processual; culto latinólogo e conhecedor e colecionador de preciosas obras filosóficas, com quem muito aprendi.

  • Sentimento do povo de Santarém: Um povo orgulhoso de suas belezas naturais e de sua cultura tapajônica. Revela amor à terra, o que demonstra sentimento de preservação histórica.


    Deodoro Tavares




  • Deodoro José Tavares: Oficial de justiça da Vara Federal do Trabalho de Santarém, colecionador de grandes obras sobre a cultura amazônica; culto professor, ético, zeloso e dedicado servidor. Um exemplo de profissional.
  • Comentários

    Anônimo disse…
    Nota 10. Este quadro não poderia ter começado melhor. Sou uma grande fã do Océlio, desde que comecei a militar na imprensa em Santarém. Acho louvavel que ele tenha se tornado uma personalidade impar não só pelo seu trabalho, mas principalmente por continuar humilde a acessível a população. Faz anos que não vejo o Dr. Océlio, mas sempre acompanho sua trajetória de vida. Um abraço.
    Anônimo disse…
    Parabéns pela coluna,Jeso.
    E aos votos do Dr. Océlio.Permitam apenas acrescentar,entre os elogios ao Deodoro,um que me parece fundamental:trata-se de um cavalheiro.
    Anônimo disse…
    Jeso, agradeço ao amigo Océlio Moraes e a você a generosidade da inclusão de meu nome nos 10 mais. Creio que há nomes bem mais merecedores.