Tese de doutorado

Hoje à tarde em Campinas (SP), a professora santarena Lília Imbiriba Colares faz a defesa de sua tese de doutorado na Unicamp. O tema do trabalho dela é As políticas educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Santarém (1989-2002).

Nele, Lília Colares identifica as políticas educacionais propostas e implementadas neste período pela Semed. Os elementos de suas análises foram: principais programas e projetos; descentralização e autonomia; organização administrativa; rede física das escolas; parcerias institucionais; recursos humanos e qualificação docente; evolução e distribuição de matrícula por nível de ensino.

Eis a conclusão feita pela professora:

(...) trata de um período em que diversas reformas educacionais foram propostas e implementadas nacionalmente, constatou-se que a política educacional desenvolvida no âmbito local deveu-se às exigências de tais reformas. Se, por um lado, as políticas educacionais do governo federal contribuíram para que o município em algumas gestões não formulasse políticas locais, por outro lado, possibilitaram o despertar para a necessidade do gerenciamento da educação a partir do planejamento e do acompanhamento sistemático das ações.


A banca que vai julgar o trabalho de Lília é formada pelos doutores Tadeu Oliver Gonçalves, José Roberto Heloani, Ismael Bravo e Sonia Giubilei.

Comentários