Oxigenando as urnas

por José Ronaldo Dias Campos (*)

Se o santareno não acordar tempestivamente, como bem observou o padre Edilberto Sena no artigo Comédia e tragédia: até quando?, nada mudará com o pleito eleitoral que se avizinha: os mesmos atores, propósitos conhecidos, frustração à vista.

Os partidos grandes, não necessariamente grandes partidos, no poder ou com o poder, tendem a coligar, impondo aos eleitores, pela obrigatoriedade do voto e técnica reprovável de persuasão, figuras já conhecidas. Se forem para o embate, da mesma forma, nada mudará: o drama, a trama continuará, pois os “artistas” são os mesmos.

Os partidos pequenos, ao invés de lançarem lideranças, acomodam-se timidamente, aguardando convites para figurarem como coadjuvantes na campanha majoritária, em troca de ilusão, ou sei lá do que...! Urge mudança de postura.

No início do segundo semestre do ano em curso, os candidatos serão oficialmente conhecidos. Quiçá surja nesse rol, novos e bons nomes, que venham oxigenar o democrático exercício do voto, dando opção ao eleitor, enquanto a imprescindível reforma política não chega.

Vamos errar, mas com opção!

--------------------

* Santareno, é advogado, ex-presidente da OAB/Santarém, conselheiro federal e estadual, professor efetivo da UFPA e mestre em Direito.

Comentários

Unknown disse…
Boa, Mestre Jose Ronaldo.
Muito boa.
Abs pra vc.
Anônimo disse…
Dr. José Ronaldo

Nao basta so acordar, tem que levantar da rede, agir. Quem será a opção, o senhor?, se candidate, ou indique alguem, neste momento estou lhe indicando.
O problema do Brasil é moral, isso observado, abre-se bons caminhos.
Vamos criar um comite pro moralização/renovação na politica santarena, é so convocar que eu vou. Quem sabe o senhor nao será a opção sem erro?
Oxala.

Nazareno Lima
Anônimo disse…
estamos acendendo muitas istarinas para todos os santos pela candidatura do companheiro José Ronaldo. Se candidate e vença as eleições para defender nosso povo.
Anônimo disse…
Acho justa a candidatura do Sr. Dr. José Ronaldo, visão futurístico e de bom censo, pois tenho certeza que ira realizar grandes obras pelo seu espírito de perseverança e não pela força impetrada do Lulismo que anda por este Brasil afora. Abraços Professor e até Sexta no MC.pm
Anônimo disse…
IGUAL AO ZECA PAGODINHO É SÓ BRAHMA E LARI,LARI,...
Anônimo disse…
Calma minha gente: Votar é que nem trepar, só se aprende praticando. A nossa historia democrática ainda é muito nova. Vamos praticar mais e sempre. E viva José Ronaldo.
Anônimo disse…
Gostei do: Vamos errar, mas com opção!
Neste cenário novo que aí se encontra Dr. José Ronaldo, existe grande possibilidade do novo, basta querer e ter $$$, não muito, mas o necessario.
Um grande abraço Mestre.