E o nosso horror?

Opinião da leitora Rosa Chaves sobre a foto Olhar do leitor, de Podalyro Neto:

Engraçado...! No Brasil ficamos horrorizados com o holocausto na Europa e preferimos esquecer a escravização de africanos e indígenas!! É preciso viajar à Europa para ver o sofrimento humano.

Comentários

Anônimo disse…
Jeso,

Incrível. Mas é verdade.
Tudo que é feito pelo " de fora" parece que mais bonito, perfeito.
Anônimo disse…
MELHOR SERIA SE LIGAR NO PRESENTE E TENTAR ALIVIAR O SOFRIMENTO DOS QUE SOFREM HOJE,MOSTRANDO FOTOS,IMAGENS DOS MENDIGOS QUE PERAMBULAM PELA CIDADE,SEM TER TETO DIGNO PARA MORAR,POIS SE DEPENDER DA PREFEITA SANTAREM NUNCA TERA UM ABRIGO PARA DOENTES MENTAIS,QUE SAO LARGADOS AO DEUS DARÁ....ISSO É LAMENTAVEL!
odeiza
Anônimo disse…
Acho que vale a pena levantar essa questão dos mendigos e loucos perambulando pela cidade, a gente fica constrangido mas não faz nada para resolver esse problema. Uma vez um amigo me falou que todos esses doentes mentais que andam pelas ruas ele já viu em Manaus, é que as autoridades de lá colocam eles no porão de um barco e mandam para Santarém, é a maneira deles resolverem ou amenizarem o problema deles. Precisamos resolver o nosso, como? não sei, mas isso só chamará atenção das autoridades quando um deles matar ou machucar filho de algúém importante, que Deus os livres disso, claro. Mas vamos resolver esse problema o mais rápido possivel, eu que moro em uma das ruas mais movimentadas da cidade, já tirei uns 3 dentro de minha casa, eles passas e entram, fazer o que?
Anônimo disse…
Rosa Chaves, concordo contigo. Além de que o jovem viandante exibe sua porção matuta e egocêntrica (i.e. vaidade tola) mundo afora. Sou santareno, com doutorado na Europa, por onde sempre viajo, nem por isso fico a mostrar fotografias dos lugares por mim visitados, pois interessaria, talvez, a várias pessoas, mas concluo, de fato, que só tem valência particular.
Anônimo disse…
Caro Jeso:

Acabo de retornar de viagem, onde verifico ter sido criticado por alguns leitores do blog sobre a fotografia que te encaminhei do campo de concentração alemão. Na verdade quando conversamos sobre a possibilidade de enviar algumas fotos confesso que a intenção não foi essa de causar esse tipo de reação nas pessoas. Sei que o Brasil tem uma dívida impagável com a África pois foi o país que mais "importou" africanos para excravizar. Sei que os nossos índices de desenvolvimento humano pouco tem melhorado nas ultimas décadas; sei que os índices de analfabetismo, esgoto a céu aberto, infraestrutura, transporte, desmatamento são vergonhosos; sei que o blog volta e meia mostra assuntos de vários autores sobre os assuntos acima listados. Sei que os índios sofrem a mais de quinhentos anos, massacres e a exploração de suas terras. A verdadeira intenção, da publicação da referida foto foi dividir com os teus leitores uma reflexão de como uma ideologia pode estabelecer uma indústria de matar pessoas; de como o ser humano pode ser capaz de matar milhões e milhões de pessoas num intervalo de tempo tão curto. Gostaria de finalmente desculpar-me com o anônimo das 17:57 do dia 08 de janeiro por eu ter causado tão grande fúria no mesmo. Só espero que alguem sendo, como o próprio se auto-denomina de "santareno com doutorado na europa" possa ser mais educado e procure pesquisar o verdadeiro significado da palavra egocêntrico.

Saudações ambientais

Podalyro Neto.