Em defesa dos "points"

Kátia da Silva Portela
, santarena residente em Brasília, faz contraponto à pensata do jornalista Manuel Dutra.

Caro Jeso e leitores de seu prestigiado blog. O Professor Manuel Dutra, como jornalista, há muito acompanha de perto os problemas amazônicos e, portanto, detém autoridade suficiente para opinar sobre a maioria deles. Todavia, é equivocada sua análise sobre a idéia da Prefeitura de Santarém de construir pontos turístícos semelhantes aos que existem em Belém, mormente quando assevera que "uma política de fomento ao turismo não se faz dessa maneira, com criação de 'points' extremamente caros e sofisticados, cheios de serelefes que encantam as elites locais e não atraem turistas."

Engana-se o Professor: graças a atrações como a Estação das Docas, Complexo Feliz Lusitânia,dentre outras obras realizadas em Belém nos últimos vinte anos, esta cidade figura entre os dez destinos mais recomendados por publicações especializadas em turismo. Quando afirma que Manaus recebe mais turistas que Belém, tem razão. Todavia, o fato é que isso ocorre em razão daquela cidade contar com um trabalho de divulgação no exterior e no Centro-Sul do Brasil (que o Pará não tem) e, para além disso,conta com uma estrutura hoteleira bem melhor.

Santarém, além da precária estrutura hoteleira, em particular, ressente-se profundamente de pontos de visitação que proporcionem bem estar ao visitante, já que, como toda cidade amazônica, o calor fustiga quem é da região e, muito mais, quem vem de climas mais amenos. (...)

[Clique aqui], para ler comentário acima na íntegra.

Comentários