PF prende ativistas do Greenpeace

Foto: Celivaldo Carneiro


Pelo menos cinco ativistas do Greenpeace foram presos hoje de manhã por agentes da Polícia Federal lotados em Santarém.

Os ativistas participavam da manifestação da ONG contra o embarque/desembarque de soja no porto graneleiro da Cargill.

Numa manobra ousada, os ambientalistas conseguiram atracar o navio Artic Sunrise, apesar de tentativas infrutíferas de impedi-los, no porto particular da empresa multinacional. Neste momento, o navio do Greenpeace, cercado de várias embarcações, está se afastando do porto.

Comentários

Quem com fogo fere...Com fogo será ferido! O dito popular é o mais adequado para esse pessoal do Greenpeace, que posa de bomzinho, mas, não passam de inocentes inúteis de gente muito, muito poderosa...Cruz, credo!!
Anônimo disse…
Viva o GREENPEACE, precisamos de vocês.Realmente a monocultura é danosa à Amazônia e a devastação do meio ambiente é um fato concreto.
Anônimo disse…
Cruz, credo, de você, Sr. Val André Mutran e de todos que pensam igual ao Senhor!!! Por que vocês não investigam as ações da "TNC", que é uma ONG Internacional, que presta serviço a Cargil? Confessem a contradição que existe em seus argumentos. Se dizem: Fora Greenpeace! Podem dizer FORA CARGIL, FORA TNC, etc.. porque são internacionais! A discussão não é por aí!

Percebam o preconceito com que os "sojeiros" nos tratam! Não estão interessados em nossa gente, ao contrário, nos desprezam e nos chamam de "burrus". Discriminam nossa riqueza cultural!!!

É contraditório e um equívoco defender desenvolvimento socióeconômico pra região Oeste do Pará, por meio de atividades como turismo, ecoturismo, produção familiar, artesanato, e outras alternativas econômicas sustentáveis,tendo de engolir um bando forasteiros gananciosos e o pior, com aval do governo e de alguns que lutam pelo Estado do Tapajós.

É de se indignar também a posição de colegas da imprensa que TORCEM e tornam sensacional a expulsão do greenpeace... e ainda se vangloriam como melhores informadores da população santarena. Isso é tudo, menos jornalismo!!!

E o que falar da posição da prefeitura municipal de Santarém, diante da questão? SALVO EXCESSÕES,
São um BANDO DE INCOMPETENTES.

Se houvesse política séria para a produção familiar, turismo e outras atividades citadas acima, Santarém era O Expoente da Amazônia, e não só a Saudosa Pérola do Tapajós, que está se quebrando!!!

Pra concluir: agências de turismo já se recusaram a vir para Santarém por causa da presença da Cargil. Entre outras coisas, argumentam que com a Cargil, não há perspectiva para o turismo em Santarém, a não ser o sexual!!!

Quem vive na Amazônia, ainda tem a maior riqueza do mundo. Se falta dinheiro no bolso para o povo é porque faltam empresários e políticos inteligentes para otimizar todo o nosso potencial, COM A FLORESTA DE PÉ!!!

Convido você, Sr. Val-André, a engrossar esse debate e rever suas posições, se for santareno!!!

De um santareno e não mocorongo.
Anônimo disse…
Meu caro Jeso,
e lá vamos nós novamente levados pelo modismo. Eu ainda não sei ao certo se o espetáculo é do Greenpeace ou dos Sojeiros a verdade é que nós OS SANTARENOS estamos no picadeiro desse circo de interesses, as vezes assistindo o espetáculo, outras vezes sendo figurantes dele.

Precisamos definir se somos ECOLOGISTAS OU SOJEIROS!
Porque até agora todo mundo se manifestou menos nós os santarenos...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Em resposta ao que assina anônimo. Topo a possibilidade de mudar meus conceitos, desde que o misterioso e precavido anônimo, saia do confortável salão das sombras.
Vá à luta anônimo. Saia do anonimato e mande um e-mail para que possamos avançar no que acredito: a tolerância, a humildade para aprender, a vontade de trabalhar, fazer e acontecer anônimo. Acreditar num sonho! O de Tapajós, o de Carajá, com um Pará muito, mas, muito mais fortalecido e não dividido, inadministrável, sujeito à esmolas como é evidente desde nosso
"descobrimento". Oportunise anônimo seus agurmentos, busque anônimo uma causa factível e real, não interessando se ela for contra o que você insiste em transparecer como os interesses dos eternos exploradores.
O equilíbrio social de nossos irmãos, que nós (eu e você) recebemos de braços abertos em nosso chão está bem além de ideologias e pontos de vistas aparentemente sensatos.
Para que possa contar com você no que efetivamente, dentre outras atividades acredito: uma delas, a
articulação em tempo, e todo o tempo, aqui nesta missão em Brasília, é, dentre outras coisas, a possibilidade da criação de seu (nosso) Estado de Tapajós, procure se informar com a comissão que trabalha pela causa; assim sendo, combato no campo da idéias e da necessária articulação política, de peito aberto e cara limpa, a criação do irmão-gêmeo Carajás, nosso (e seu).
O que está em discussão é assunto eminentemente técnico. Essa questão do
avanço da fronteira agrícola é estratégica para o futuro do Tapajós e de Carajás, com o Pará na esteira confortável dos acontecimentos.
Mostre sua determinação anônimo. Coloque seu nome como renovação política em Santarém. Ponha-se ao julgamento dos seus pares. Saia da sombra.
Será que você tem coragem de mudar os seus conceitos?
Anônimo disse…
SE ESSE VAL-ANDRE MUTRAN FOR PARENTE DAQUELE ELES DEPUTADO VAVÁ MUTRAN....DEUS NOS LIVRE DE SUAS OPINIÕES...VÁ DE RETRO SATANAS...E FIQUE BEM LONGE DE NÓS.
Ao anonimo2.
Respeite quem não conhece, seu mal-educado.
Anônimo disse…
Alô turma: vamos expor nossas opiniões e respeitar as dos outros democràticamente.
Anônimo disse…
É seu Val-Andre Mutran pelo menos temos o os ''bonzinhos'' do greenpeace para falar pelo povo santareno, sera que o que o senhor quer dizer que concorda que a cidade de Santarém deve continuar a ser desmatada, que a Cargil continue se aproveitando do beneficios que sao oferecidos naturalmente e que os grandes agricultores de soja fiquem cada vez mais ricos e povo santareno mais pobre? Que deve-se continuar a devastaçâo da nossa cidade em nome de um beneficio que nao se vê( pelo menos para santarem nao se observa nem um beneficio mas migalhas)? queria que me mostrassem os grandes beneficios que a implatação do porto da Cargil trouxe para a cidade e para o povo de Santarem. vejam bem para cidade e para o povo nao para uma minoria que nem dessa cidade é, pois os grandes agricultores de soja sao o do centro -oeste ou do sul do país. Quais seus argumentos para dar razão aos Sojeiros?
Argumentos eu tenho anônimo. Todos balisados em estudos de viabilidade econômica, social e estratégica; estudos desvinculados do governo e do que você equivocadamente taxa de "sojeiros".
Como o espaço é pequeno para a sustentação do que afirmo, pois que não tenho qualquer amizade, ou sociedade, destes que aí, em Santarém estão plantando grãos. Sem parentes e aderentes nesta pró-forma do avanço da fronteira agrícola. Estou de cabeça erguida e humildemente te convidando a
ter acesso à documentação disponível. Jornalista é gente do povo, trabalha para o povo. Não tenho participação com sociedades secretas. O Greenpeace tem e é alimentado por elas: as abertas e fechadas.
Se quiseres, basta você clicar na minha foto e entrar no meu Blog. Lá tem e-mail, celular, MSN, tudo aberto, cristalino, cara aberta. Espaço de interesse e espírito nacionalista é o que me move.
Para você entender melhor. Temos - volto a insistir - os instrumentos mais avançados, sob o ponto de vista legal, para acabar com essa polêmica.
Basta cumprir a lei.
Desmatou? O Ibama é nosso guardião. Ou não é?
O órgão vai lá, multa, processa, cobra e tira o couro. Quem não tem competência e honestidade que não se estabeleça, pois.
Entretanto, você sabe como é na prática o negócio anônimo? O transgressor recorre da multa e ad eternum o processo se arrasta durante 10, 15, 20 anos...O governo, portanto,
qualquer governo, até o do Lula, é sócio do crime ambiental. Não é punido
porque vem à público é diz sinicamente: O Ibama foi lá e multou, ou você não leu os jornais de hoje?
Leia meus comentários anteriores neste blog e você fará justiça. Não tenho problema com o Greenpeace, o Greenpeace é que é problema para ele e tudo o que ele esconde. São profissionais da mais alta competência
na arte de dissimular e esconder, distorcer, morder e assoprar!
Posto o convite. Já estamos trabalhando, para logo após as eleições, Congresso renovado, chamar
os "anjos" dessas ONG´s para a maior devassa do Planeta em sua contas, interesses e motivações.
Se vivos estivermos, você verá o bom embate.
A propósito anônimo. Você sabia que o único país do mundo, totalmente auto-suficiente energéticamente falando somos nós.
Uma dica anônimo, para finalizar. Tire suas economias da poupança e invista nas empresas paraenses que estão reflorestando e plantando sabe o quê? Grãos. O Bill Gates já está, pesadamente fazendo isso e ele não destina um cent de dolar ao Greenpeace!!