Foto: Celivaldo Carneiro
Pelo menos cinco ativistas do Greenpeace foram presos hoje de manhã por agentes da Polícia Federal lotados em Santarém.
Os ativistas participavam da manifestação da ONG contra o embarque/desembarque de soja no porto graneleiro da Cargill.
Numa manobra ousada, os ambientalistas conseguiram atracar o navio Artic Sunrise, apesar de tentativas infrutíferas de impedi-los, no porto particular da empresa multinacional. Neste momento, o navio do Greenpeace, cercado de várias embarcações, está se afastando do porto.
Comentários
Percebam o preconceito com que os "sojeiros" nos tratam! Não estão interessados em nossa gente, ao contrário, nos desprezam e nos chamam de "burrus". Discriminam nossa riqueza cultural!!!
É contraditório e um equívoco defender desenvolvimento socióeconômico pra região Oeste do Pará, por meio de atividades como turismo, ecoturismo, produção familiar, artesanato, e outras alternativas econômicas sustentáveis,tendo de engolir um bando forasteiros gananciosos e o pior, com aval do governo e de alguns que lutam pelo Estado do Tapajós.
É de se indignar também a posição de colegas da imprensa que TORCEM e tornam sensacional a expulsão do greenpeace... e ainda se vangloriam como melhores informadores da população santarena. Isso é tudo, menos jornalismo!!!
E o que falar da posição da prefeitura municipal de Santarém, diante da questão? SALVO EXCESSÕES,
São um BANDO DE INCOMPETENTES.
Se houvesse política séria para a produção familiar, turismo e outras atividades citadas acima, Santarém era O Expoente da Amazônia, e não só a Saudosa Pérola do Tapajós, que está se quebrando!!!
Pra concluir: agências de turismo já se recusaram a vir para Santarém por causa da presença da Cargil. Entre outras coisas, argumentam que com a Cargil, não há perspectiva para o turismo em Santarém, a não ser o sexual!!!
Quem vive na Amazônia, ainda tem a maior riqueza do mundo. Se falta dinheiro no bolso para o povo é porque faltam empresários e políticos inteligentes para otimizar todo o nosso potencial, COM A FLORESTA DE PÉ!!!
Convido você, Sr. Val-André, a engrossar esse debate e rever suas posições, se for santareno!!!
De um santareno e não mocorongo.
e lá vamos nós novamente levados pelo modismo. Eu ainda não sei ao certo se o espetáculo é do Greenpeace ou dos Sojeiros a verdade é que nós OS SANTARENOS estamos no picadeiro desse circo de interesses, as vezes assistindo o espetáculo, outras vezes sendo figurantes dele.
Precisamos definir se somos ECOLOGISTAS OU SOJEIROS!
Porque até agora todo mundo se manifestou menos nós os santarenos...
Vá à luta anônimo. Saia do anonimato e mande um e-mail para que possamos avançar no que acredito: a tolerância, a humildade para aprender, a vontade de trabalhar, fazer e acontecer anônimo. Acreditar num sonho! O de Tapajós, o de Carajá, com um Pará muito, mas, muito mais fortalecido e não dividido, inadministrável, sujeito à esmolas como é evidente desde nosso
"descobrimento". Oportunise anônimo seus agurmentos, busque anônimo uma causa factível e real, não interessando se ela for contra o que você insiste em transparecer como os interesses dos eternos exploradores.
O equilíbrio social de nossos irmãos, que nós (eu e você) recebemos de braços abertos em nosso chão está bem além de ideologias e pontos de vistas aparentemente sensatos.
Para que possa contar com você no que efetivamente, dentre outras atividades acredito: uma delas, a
articulação em tempo, e todo o tempo, aqui nesta missão em Brasília, é, dentre outras coisas, a possibilidade da criação de seu (nosso) Estado de Tapajós, procure se informar com a comissão que trabalha pela causa; assim sendo, combato no campo da idéias e da necessária articulação política, de peito aberto e cara limpa, a criação do irmão-gêmeo Carajás, nosso (e seu).
O que está em discussão é assunto eminentemente técnico. Essa questão do
avanço da fronteira agrícola é estratégica para o futuro do Tapajós e de Carajás, com o Pará na esteira confortável dos acontecimentos.
Mostre sua determinação anônimo. Coloque seu nome como renovação política em Santarém. Ponha-se ao julgamento dos seus pares. Saia da sombra.
Será que você tem coragem de mudar os seus conceitos?
Respeite quem não conhece, seu mal-educado.
Como o espaço é pequeno para a sustentação do que afirmo, pois que não tenho qualquer amizade, ou sociedade, destes que aí, em Santarém estão plantando grãos. Sem parentes e aderentes nesta pró-forma do avanço da fronteira agrícola. Estou de cabeça erguida e humildemente te convidando a
ter acesso à documentação disponível. Jornalista é gente do povo, trabalha para o povo. Não tenho participação com sociedades secretas. O Greenpeace tem e é alimentado por elas: as abertas e fechadas.
Se quiseres, basta você clicar na minha foto e entrar no meu Blog. Lá tem e-mail, celular, MSN, tudo aberto, cristalino, cara aberta. Espaço de interesse e espírito nacionalista é o que me move.
Para você entender melhor. Temos - volto a insistir - os instrumentos mais avançados, sob o ponto de vista legal, para acabar com essa polêmica.
Basta cumprir a lei.
Desmatou? O Ibama é nosso guardião. Ou não é?
O órgão vai lá, multa, processa, cobra e tira o couro. Quem não tem competência e honestidade que não se estabeleça, pois.
Entretanto, você sabe como é na prática o negócio anônimo? O transgressor recorre da multa e ad eternum o processo se arrasta durante 10, 15, 20 anos...O governo, portanto,
qualquer governo, até o do Lula, é sócio do crime ambiental. Não é punido
porque vem à público é diz sinicamente: O Ibama foi lá e multou, ou você não leu os jornais de hoje?
Leia meus comentários anteriores neste blog e você fará justiça. Não tenho problema com o Greenpeace, o Greenpeace é que é problema para ele e tudo o que ele esconde. São profissionais da mais alta competência
na arte de dissimular e esconder, distorcer, morder e assoprar!
Posto o convite. Já estamos trabalhando, para logo após as eleições, Congresso renovado, chamar
os "anjos" dessas ONG´s para a maior devassa do Planeta em sua contas, interesses e motivações.
Se vivos estivermos, você verá o bom embate.
A propósito anônimo. Você sabia que o único país do mundo, totalmente auto-suficiente energéticamente falando somos nós.
Uma dica anônimo, para finalizar. Tire suas economias da poupança e invista nas empresas paraenses que estão reflorestando e plantando sabe o quê? Grãos. O Bill Gates já está, pesadamente fazendo isso e ele não destina um cent de dolar ao Greenpeace!!