Soja não mete mais medo

Um das fontes agrícolas do blog avisa: nasceu morta a matéria publicada há poucos dias no jornal francês Le Monde, dando conta que a "soja asfixia a Amazônia".

Para a fonte, esse bicho-papão não deve meter mais medo algum, pelo menos aqui em Santarém e no entorno, onde a área de soja plantada diminuiu a níveis ridículos.

Caiu para 750 mil sacos - contra 1 milhão registrado no ano passado.

O único crescimento (tímido) computado, ainda segundo a fonte, foi o de rendimento. Ou seja, conseguiu-se pular de 40 sacos por hectare para 42 sacos.

Comentários

Anônimo disse…
O informante sobre a safra de soja no entorno de Santarém, anda mal informado e pode causar mais desinformação aos leitores do blog do Jeso, que merece confiança. Fisemos pesquisa junto ao IBGE que nos deu a seguinte informação: Nesta safra foram plantados 10.000 (dez mil hextares) de soja aqui na região. A previsão de colheita dito pelo IBGE é de 30.000 toneladas, que segundo o órgão de estatísca, ainda não está concluída. Portanto, quem passou esta informação ao Jeso anda muito preocupado(a) com a notícia publicada pelo jornal francês Le Monde,(seria até bom o Blog publicar na íntegra o artigo do Le Monde) que parece mais bem informado. Em todo caso, leitores do Bog, a informação do IBGS merece mais confiança. Falta o informante dizer, se conhece, em que toda essa produção traz melhoria da qualidade de vida para a população da região? para onde vai todo o lucro dessa soja exportada para a Europa e China? Isso precisamos saber com segurança. pe. Edilberto