"Abelhas assassinas"

O blog acaba de disponibilizar o novo artigo do sociólogo naturalizado santareno Tiberio Alloggio. Ele trata dos anônimos que emitem opinão nos blogs com um único intento: desmoralizar o autor e não refutar as idéias ali expressas.
(...) Facilitadas pelo livre acesso, é comum encontrar na blogosfera noticias e comentários de todo tipo. Na maioria dos casos, trata-se de contribuições que refletem opiniões que, quando contrapostas, raramente desrespeitam o interlocutor. Porem, é indiscutível que a universalização desse meio de comunicação permite também o acesso a indivíduos e grupos que aproveitam do uso do anonimato para insultar, ameaçar, ou difamar terceiros: As famosas “Abelhas Assassinas”, como costuma defini-las Luis Nassif.

Essas atitudes covardes jogam a responsabilidade do que vem sendo publicado em cima dos gestores desses espaços. Interrogações acerca da responsabilidade jurídica pela aprovação de comentários ofensivos a terceiros, ou se os blogueiros respondem pelos anônimos que publicam, devem roer mentes e corações da maioria dos blogueiros. (...)
[Clique aqui], para lê-lo na íntegra.

Comentários

Anônimo disse…
Pelo que deu pra entender, o Tibério tá chamando o brinha pra porrada!
hehehehehe
Anônimo disse…
Quem ofende todo mundo como insigne dono da verdade some merece a reciprocidade.
Primeiro se respeita para poder depois se exigir respeito.
Tome na lata!
Anônimo disse…
Jeso,
parece que o Tibério está ameaçando você!
Anônimo disse…
É sempre muito evidente a diferença entre os textos que o Tibério copia das revistas e os que produz por si só. Aqueles, cheios de conceitos filosóficos e embasamentos científicos dando a idéia de um intelectual, estes, pobres e medíocres.

O anonimato, cara pálida, é o que faz o sucesso deste blog. Ou vai querer dizer Sr. Tiberio, que nunca mandou um comentário para este ou para outros blogs usando este artifício.

Antes os textos copiados do que teses para se pavonear.

Anônimo convicto
Jeso Carneiro disse…
Tibério nunca representou uma ameaça. Mas a consolidação da pluralidade deste blog. Ainda que discorde dele em vários dos seus pontos de vista, jamais poderia tolhê-lo de se expressar aqui. E assim sempre será.
Anônimo disse…
Mais um texto pra lá de chato. E põe chato nisso. Não diz coisa com coisa.
Tem gente que pensa que está ensinando pradre-nosso pra vigário.
Revolta, meu caro Tiberio, não acrescenta nada. Só demonstra que as tuas "lições" já são manjadas, radicais e preconceituosas.
Não perde mais o teu tempo escrevendo bobagens.
Oi, Jeso, eu não estou criticando o autor, mas o texto, que é de infelicidade ímpar.
Enfim, tem gente que pensa que vem pra cá ensinar para nós, supostos "analfabetos" santarenos.
Mas que vaidade...
Anônimo disse…
Acho assim: tem gente que confunde sinceridade com falta de educação. Há um limite bem marcante entre as duas. Mas tem colegas que só entendem o lado grosseiro, o do "dizer na cara", pq acham que assim convencem o outro do seu poder, né?
Eu acho ainda que o rapaz Jeso, dono do site, sabe se precaver ao não deixar que os assanhados sem nome soltem selvagerias sobre qualquer pessoa exposta aqui, tá? Ele é o dono do site e pode ter de responder por loucuras de anônimos aqui bradadas! Pronto, falei!
Anônimo disse…
Esse Tibério só quer evidência. Não duvido que ele virá qualquer dia desses com um artigo do tipo: "Eu odeio a torcida do Flamengo", só pra dizer que seu artigo gerou "trocentos" comentários no blog. Tantos assuntos de interesse social e o cara vem com bla bla bla.
Anônimo disse…
Tibério,

De certo modo, a repercussão de cada texto seu, por mais que eu não concorde com muitas das idéias neles postas, acabam por evidênciar o baixo nível no campo das idéias da maioria dos que ficam no reboque dos comentários como anônimos em sua maioria.
Você é um dos poucos (e há outros que são dignos de tal mensão) que apresentam opiniões que valem a pena discutir.
Anônimo disse…
Esse indivíduo é sociológo? Não acredito. A sociologia deve estar moribunda. Socorro!!!
Anônimo disse…
Quando a pessoa não consegue contradizer a outra no campo das idéias, resta atacar ou tentar nivelar o outro por baixo, e por conseqüência a si próprio. Daí aparassem jargões como os que estamos lendo aqui nesses comentários:

“Quem esse italiano pensa que é pra achar que pode vir aqui dar opinião”. Aqui o nivelamento é mais baixo do que simplesmente um tipo de mentalidade bairrista, preconceituosa que em nada serve para uma cidade que quer ser capital de alguma coisa, tem haver também com a xenofobia que deve ser expurgada da sociedade.

Ou então, outra frase: “este texto é pobre e medíocre”, e mais, “um texto pra lá de chato, não diz coisa alguma”. É muito interessante que na tentativa de diminuir a opinião alheia as pessoas não tentam nem mesmo elaborar suas próprias opiniões, o que seria o caminho melhor. Para um texto que não diz nada, porque então tamanha resolva e insulto? Enfim, nenhum dos anônimos apresentam uma opinião, apenas insultos.

Essa questão me faz pensar que a susceptibilidade de alguns leitores do blog tem que ser entendida do ponto de vista de alguém que se agarra em alguma fragilidade (neste caso na falta de opinião própria consistente) e acha que por isso pode mandar alguém calar a boca, parar de expressar suas opiniões, enfim, de não ser alguém passivo diante dos fatos.

Pessoal, não se diminuam tentando diminuir os outros. Vamos crescer juntos, no campo da discussão de idéias, contradizendo, discordando, mas de forma inteligente e sem ofensas.
Anônimo disse…
Sou o anônimo que disse que achei "o texto pobre e medíocre". Não me referi ao Sr Tiberio e nem insultei ninguém. Respeite minha opinião. É como assistir um filme e dizer se gostou ou achou uma merda. Isso não ofende o diretor ou o produtor. Repito: Sem os anônimos esse blog não teria o sucesso que tem. Os que querem dar a cara pra bater sabem que estão sujeitos a isso que vc falou e acho que até gostam. Se é pra criticar ou opinar somente sobre o texto, que necessidade tem de saber o nome do autor ? Não me sinto menos cidadão por não assinar um comentário num blog. Eu, particularmente, nunca me utilizei do anonimato para ofender quem quer que seja e condeno veementemente quem assim procede. Que o Jeso consiga, como tem conseguido até agora, com muita competência, administrar posicionamentos tão opostos.