Acusado de pistolagem chega a Santarém

Acusado de matar, por encomenda, o policial civil Carlos Alberto Alves da Rocha, o Carlinhos, em abril de 1990, Zilcar Holanda Neto chegou hoje de manhã a Santarém, onde enfrentará júri popular amanhã, sob a presidência do juiz Carlos Chada Chaves.

Foragido, Zilcar, 46 anos, foi preso há três anos no Ceará, onde aguarda julgamento por outros crimes.

Ele desembarcou na cidade sob forte escolta policial.

O crime dele ganhou repercussão nacional à época, por ter envolvido como mandante o empresário, já falecido, e ex-prefeito de Itaituba Wirland Freire, que acabou sendo impronunciado neste caso. Ou seja, não foram encontradas provas suficientes para levá-lo ao banco dos réus.

À queima-roupa

O outro pistoleiro que participou do assassinato, Heraldo de Castro Matos, foi condenado a 18 anos e 7 meses de prisão em júri realizado no ano de 1994 em Santarém. Hoje, ela estaria cumprindo pena no Ceará.

Carlinhos foi morto quando saía de sua casa, no conjunto Estrela D´alva, alvejado por três tiros à queima-roupa. O crime foi presenciado por sua filha Aloíse, à época com nove anos, e a esposa Maria Santana Salgado da Rocha, além de outros vizinhos.

A vítima teve um desentendimento com o empresário, à época, surgindo daí as suspeitas sobre sua participação, principalmente depois que os dois acusados foram capturados numa fazenda no Tiningú, de propriedade de Wirland Freire.

Chacina

Heraldo e Zilcar teriam sido contratados por outro famoso pistoleiro, chamado Manoel Dias Aragão, ex-PM, que também era conhecido pela alcunha "Monstro de Goianésia" por ter participado de uma chacina naquela cidade.

Quando da captura dos dois acusados, Aragão teria enfrentado a polícia e foi morto com 40 tiros. O preço do contrato teria sido de cem mil cruzeiros (moeda da época), mas os dois teriam recebido apenas três mil cruzeiros, antes de serem presos.

Fonte: 6a. Vara Penal de Santarém/Jota Ninos

Comentários

Anônimo disse…
Que a justiça seja feita!
Carlinho, como todo policial,tinha seus defeitos mas era corajoso.Caçou e prendreu o assassino do meu pai.Ele e outros policiais deram um fim no verme que aterrorisou Santarém em 1980.
Foi uma covardia o que fizeram ao Carlinho!
Gilvan Gonçalves
Anônimo disse…
Heraldo vulgo "Daniel" esta solto! Quebrou o regime penal que se encontrava, e não houve a regresão ao regime fechado!

Responde a outros processos e diz que tem "proteção" de autoridades aqui no Estado do Ceará.

Quanto a Zilcar em minha familia foram 9(nove) orfãos, o mais novo era de berço e de outra 6(seis), se não podemos fazer justiça, que justiça seja feita, aos Paraenses meus mais sinceros cumprimentos!

Filho de Vitima
Anônimo disse…
Autor : JUSTIÇA PUBLICA
Reu : VICENTE DE PAULA ROCHA
Reu : MARIA DE FATIMA ROCHA BASTOS
Reu : JOAO ADEMIR CARNEIRO BASTOS
Reu : JOAO BOSCO BERNARDO
Rep. Jurídico : 2228 - CE JOSE SEBASTIAO NETO
Reu : HERALDO DE CASTRO MATOS
Rep. Jurídico : 4246 - CE PAULO ROBERTO PINHEIRO SALES
Reu : PAULO CESAR GOMES DA ROCHA
Anônimo disse…
Localização: 1ª VARA DA COMARCA DE CAUCAIA - Remetido em: 11/11/1997 00:00 e Recebido em: 11/11/1997 00:00

Partes
Nome
Reu : HERALDO DE CASTRO MATOS
Reu : FRANCISCO LAERCIO PEREIRA DA SILVA



Distribuições
Data da distribuição: 18/11/1997 13:02
Órgão Julgador: 1ª VARA DA COMARCA DE CAUCAIA
Relator: 1ª VARA DA COMARCA DE CAUCAIA
Anônimo disse…
Não sei quem é mais bandido se é o Heraldo, o zilcar ou o morto Carlinhos;pois, já fui vítima desse bandido que morreu por merecimento!
Anônimo disse…
Heraldo , Zilcar e o morto Crlinhos são três bandidos.O morto se ressussitasse ia pagar muito pelas sacanagens.
Anônimo disse…
heraldo de castro matos, faz muito tempo que ele esta solto, e continua mandando e matando pessoas , vitimas das suas proprias artimanhas, ele hj no ceará é o maior traficante de entorpecentes e armas. so que eu sei ele mandou matar dos homens no municipio de Maranguape-ce. esse bandido concerteza tem muitas pessoas grandes acobertando seus crimes, porém ele nunca paga por seus delitos cometidos. as autoridades cearenses deveriam ter mais competencia e colocar esse bandido na prisão, porém sabemos o grau de periculozidade que ele reepresenta para sociedade de todo estado.
Anônimo disse…
o pistoleiro zilcar estar preso só de "H" no municipio de quixada pois paga 1 salario pra ir dormir fora da delegacia porra levem esse homem embora da terra é um filho da puta vive de matar os outros e estoqui dinheiro "que Deus Tenha Pena De Voce Pois Eu Não Terei" façam juiz as falimilhas q essa cara já desgraçou e as dezonrou-.-
Unknown disse…
Bando de filha da puta deixa o nome do meu Pai Zilcar em paz, vai procurar oque fazer seus desocupados....