Felisbelo, 116 anos I

O mergulho de Felisbelo Sussuarana no claro-escuro - do homem e da obra é o que há de mais completo sobre a trajetória do artista santareno.

A obra é de 1991, leva o selo da Gráfica e Editora Tiagão e tem o patrocínio da Prefeitura de Santarém, gestão do prefeito Ronan Liberal.

O autor, Felisberto Sussuarana, traça o perfil do pai, aí incluindo fotos, poemas, peças teatrais, em quase 400 páginas.

O soneto a seguir faz parte deste livro.

Na procissão

Tarde grácil, repleta de alegria
que nos anima a desprezar as dores;
tarde de maio plena de mil flores
ungida de perfume e de harmonia.

Da velha igreja a procissão saía
bela, encantante, cheia de esplendores.
Cercada pelos seus admiradores
lá vinha a imagem pulcra de Maria.

E tu também lá vinhas, minha amada,
toda esplendente de beleza tanta
que ficou a minh'alma eletrizada.

Depois... não sei dizer-te, meu amor.
Não pude saber mais qual era a santa:
se tu, ou a que vinha em seu andor.

Comentários

Anônimo disse…
O Felisbelo,

Que lindo. Ai é sacanagem, nao precisava exagerar,como tantos conterraneo seu, essa eu não conhecia. So me resta me emocionar, ainda bem que posso.

Nazareno Lima