Ana Júlia viabiliza fibra ótica para Santarém

Um convênio de cooperação técnica entre a Celpa (Eletronorte) e o governo do Estado vai permitir, em curto espaço de tempo, o uso da rede de fibra ótica da concessionária de energia elétrica garantindo o acesso on-line em alta velocidade a diversas localidades do interior do Pará.

O ato de assinatura do convênio acontece nesta sexta-feira, 30, às 16 horas no auditório da Prodepa, com o governo sendo representado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia-Sedect e sua interveniente executora, a Empresa de Processamento de Dados - Prodepa.

Na primeira fase do convênio, a ser executado este ano, serão interligadas as cidades de Altamira, Marabá, Santarém e Tucuruí.

Na segunda fase, prevista para operar em 2008, diversos outros municípios poderão ser conectados ao longo dos mais de 1.000 quilômetros de fibra ótica que acompanham a linha de transmissão de energia elétrica da Eletronorte.

[Clique aqui], para ler mais.

Fonte: Agência Pará

--------------

Nota: Em janeiro, aqui no blog, o consultor de informática Grazziano Guarany levantou essa lebre. Abrindo um debate bem interessante, que contou com a participação, inclusive, do delegado da Receita Federal Moacyr Mondardo Júnior, entre outros leitores.

Pela iniciativa, efusivos aplausos à governadora Ana Júlia (PT).

Comentários

Anônimo disse…
Iniciativas como esta e o empenho na criação de polos universitários no interior do estado deixarão uma imagem muito positiva da gestão da Governadora Ana Júlia.
A viabilização da inclusão digital da região e o impacto da criação de centros universitários de tecnologia voltados aos potenciais econômicos locais terão repercussão e influencia maiores e mais duradouras na economia regional que muitas atividades econômicas efêmeras e cíclicas.

Assim como a linha de fibra ótica instalada, paga e pronta pra usar, mas inexplicavelmente inoperante, só faltará à governadora a sensibilidade de acelerar e abrir as portas de uma vez por todas do tão desejado e igualmente pronto e inoperante hospital regional.
Anônimo disse…
Muito me alegra essa noticia, gostaria de saber qual a concessionária de serviço de telecomunicação ou multimidia irá operar.
Grazziano Guarany