Proibida a saída de frutas de Almeirim

Há um foco da praga quarentenária Bactrocera Carambolae (Mosca da Carambola) na divisa dos estados do Pará e Amapá.

É o que informa a Abrafit (Associação Brasileira das Empresas de Tratamemento Fitossanitário e Quarentenário).

Considerando o risco que essa praga representa para a economia brasileira, o superintendente federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Pará, Moisés dos Santos, publicou, no último dia 23 de fevereiro, em Diário Oficial da União, a proibição da saída de frutas frescas de espécies hospedeiras da praga, em especial a carambola, jambo, goiaba e acerola, do distrito de Monte Dourado, no município de Almerim, para outras áreas do Pará e do Brasil que não tenham ocorrência da praga.

Guiana Francesa

A Mosca da Carambola é originária da Malásia e Indonésia e foi encontrada no Suriname em 1985. Chegou na Guiana Francesa em 1989 e em 1996 foi detectada pela primeira vez no Município do Oiapoque, no Estado do Amapá.

Os prejuízos causados pela Mosca da Carambola vão desde perdas na produção, já que as frutas afetadas se tornam impróprias para uso, risco de contaminação ambiental, uma vez que ocorre um aumento do uso de agrotóxicos, até a proibição de exportação de frutas.

De acordo com o engenheiro agrônomo e diretor de Planejamento da ABRAFIT, João Luiz Duarte Alvarez, é impossível apontar como essa praga foi introduzida no Brasil, mas se não houver inspeção de 100% das cargas que entram no país o risco da introdução de novas pragas tão nocivas quanto essa é enorme.

Comentários

Anônimo disse…
Cadê o Padre Edilberto que escreveu outro dia contra barreiras sanitárias severas impostas pelo governo do estado.

Padre Edilberto, vá agora em Almerim benzer as carambolas pra ver se resolve!