Luta coletiva

Réplica do neurocirurgião Erik Jennings Simões a(o) leitor(a) que propôs o "desafio" de realizar "um dia de consulta por mês em seu consultório pra quem não pode pagar":

Infelizmente, sua proposta não é produtiva. Se alguém não tem recurso financeiro para pagar uma consulta, ela deve procurar o melhor “convênio” de saúde que existe: o SUS! Todos têm direito aos serviços, inclusive os meus. Agora se o sistema não funciona direito a culpa também é nossa, porque não lutamos de forma conjunta e ordenada pelos nossos direitos. A saída não está nos consultórios particulares e nos trabalhos voluntários - que faço alguns que não irei falar aqui.

A cura e alívio estão na responsabilidade bem cumprida de nossos governantes, que por sua vez necessitam de mais recursos e pressão popular. Além do mais, a prática médica necessita de exames complementares, muitas vezes caríssimos e medicamentos onerosos, que muitas vezes só serviço público encara com os gastos.

Em meu consultório, não posso – é ilegal, pedir exames e nem solicitar medicamentos pelo SUS, para cuidar dos pacientes. Como acontece freqüentemente, os pacientes carentes que vejo em meu serviço privado acabam sendo tratados, no SUS. Aceito um desafio maior: lutarmos juntos por um serviço público digno de suas reivindicações. Um abraço.

Comentários