Louvável cobrança

Anselmo Colares, professor-doutor em Educação, sobre o post Von quer aeroporto no PAC:

Este blog é realmente um espaço fantástico. Nada melhor para que um mocorongo se sinta integrado a sua terra, no que há de melhor e de pior. Acho fantásticas estas polêmicas, bem mesmo ao nosso estilo.

Não conheço outra cidade onde isto seja tão levado a sério. Quando uma pessoa não faz, é xingada. Se faz, é mais xingada ainda. Se cala, é covarde. Se fala, é metida a besta, desinformada, etc.


Nestes discursos, vejo de tudo, e acho que são bem lustrativos de pelo menos alguns dos pecados capitais (Inveja; Ira; Gula; Orgulho; Avareja; Preguiça; Luxúria) e os não capitais (aqui faço alusão direta ao oposto de capital, no sentido monetário!!!).


Esquerdistas e direitistas, tortos para um lado ou para o outro, como se fossem pontas de uma cartolina que se aproximam quando ela está enrolada, é como, aqui de longe, lanço o meu olhar sobre alguns dos comentários. Distantes no ponto de partida, mas muito próximos no ponto de chegada.

Mas, apesar de tudo, são excelentes fontes de inspiração.


Só espero que o Alexandre, o Carlos Martins, o Antonio Rocha, o Lira Maia (citados nesta polêmica)e outros que conquistaram nas urnas o título de representantes do povo, percebam que estão sendo acompanhados, cobrados, vigiados, agora mais que antes.

Graças a poderosas ferramentas como esta, a democracia se aproxima mais de sua expressão literal e da forma original praticada na velha Grécia, com a vantagem de também poder ser exercida por alguns plebeus que possam dispor (nem que seja por alguns minutos), de um computador conectado a internet.


Nada melhor do que ser mocorongo autêntico, flho natural ou adotivo da "pérola do Tapajós", para poder desfrutar desta espetacular rede de debate, tão bem alimentada por nossos governantes.

Sim, porque acredito que a força motriz que impulsiona o habitante de Santarém a "se meter" em tudo, seja exatamente "as autoridades", de todos as esferas de governo e dos mais variados órgãos.

Ao inverso das ostras que fabricam pérolas, muitas dessas autoridades são capazes de transformar pérola em lixo. E assim, aguçam os debates, os desabafos, os pecados capitais... e os não capitais!!!

Se nossas autoridades cuidasem melhor da "pérola" deixariam de fornecer alimento para debates de problemas tão pequenos, mas que ganham magnitude que os igualam a catástrofes.

Bem, pra finalizar, e pra também descarregar um pouco de meus pecados capitais (ou sociais!!!) e para satisfazer a curiosidade de quem estiver perguntando sobre meu posicionamento nesta polêmica, digo que foi louvável o pronunciament do Deputado Von, e que acredito no seu potencial oratório, mas isto não basta.

Quem sabe os "calados" possam tornar o discurso real, e ajudem a concretizar as ideías que possam tornar Santarém uma cidade melhor para seus filhos, sejam naturais e adotivos. O que não serve mesmo é apenas torcer do contra, ou fazer apologia irracional.

Comentários

Anônimo disse…
" Esquerdistas e direitistas, tortos para um lado ou para o outro, como se fossem pontas de uma cartolina que se aproximam quando ela está enrolada."

Perfeito !
Forte abraço, Anselmo.
Anônimo disse…
Excelente comentário Dr. Colares.
O blog do jeso virou uma tribuna pública, um púlpito democrático que dá voz aos tortos e retos, mesmo que os retos também entortem de vez em quando. E isso é muito bom!

Este ultimo ano foi de calibração aqui no blog, já não se enbandeiram nem rotulam mais as coisas como antes e o debate está menos irracional e passional, fruto da polarização partidária local.


Nada mais prazeroso que ver ideologias contrárias debaterem em bom nível e de forma respeitosa com argumentos interessantes e desconstruções curiosas.


A participação ativa da sociedade na vigilância do bem público tende a evitar aberrações, desvios e a direcionar as ações governamentais para um caminho mais próximo do interesse coletivo, contemplando e ponderando as diferenças e estimulando o debate.


Nossa sociedade precisa de participação, precisa de agentes pensantes que não descarreguem estas obrigações somente na classe política como quem lava as mãos. A cobrança a estes deve ser feita constantemente, não somente por instituições, mas por qualquer cidadão e hoje é muito fácil mandar um e mail para seu deputado e seu vereador e cobrar as promessas de campanha e as ações necesárias para que se viva como ser humano e não como animais amedrontados e no meio da lama.


Quanto mais democrática a sociedade, maior a responsabilidade imputada para cada cidadão ser um agente do bem estar coletivo. Cada um à sua maneira, com a sua ideologia, mas com a obrigação de buscar os mesmos objetivos de liberdade, igualdade e fraternidade.


Este seu texto o colcoa na obrigação de escrever com mais frequência por essas bandas e contribuir ainda mais para a evolução de nossa sociedade e tão amada e adorada cidade.