Quem vai assumir a direção da 5a. URE (Unidade Regional de Educação) em Santarém é Raimunda Nonata Passos, pertencente ao quadro da Seduc.
Historiadora santarena, ela aguarda apenas a publicação, no DOE (Diário Oficial do Estado), da portaria com sua nomeação, para assumir o cargo.
A unidade da Seduc em Santarém é a única em todo o Pará que ainda não tem titular. E já se passaram dois meses desde a posse da governadora eleita Ana Júlia (PT).
Raimunda Passos é ligada a tendência petista AS (Articulação Socialista), cujo comando no Estado é da dupla Carlos Bordalo (deputado estadual) e Beto Faro (deputado federal), e que em Santarém tem Pedro Peloso como seu maior ícone. Na Câmara Municipal que os representa é a vereadora Odete Costa.
A historiadora substituirá Marinete Lima, sucessora de Aldo Queiroz no cargo.
A direção do GEEM/Modular, pólo Santarém, também será ocupada por uma mulher: Graça Ninos, que aguarda sua nomeação em portaria.
A nomeação de Raimunda Passos foi encaminhada ontem pela Seduc para a Casa Civil. Provavelmente amanhã deve ser publicada no DOE.
Comentários
Em vez de torcer para que a futura nova diretora da 5ªURE saia fazendo a conhecida dança de cargos, seria melhor relembrar a ela e aos seus amigos petistas que a luta sempre foi para que houvesse eleição para escolha destes cargos. Inclusive da própria direção da 5ªURE.
Aliás, com toda a dificuldade de que isto ocoressem em tempos passados, houve uma diretora (Conceição Figueira) que assumiu por força do voto. E olha que não era o PT no governo!!!
As vezes me dá a sensação que estamos regredindo nas lutas, ou que tudo não passava de despeita. Quantas vezes participei destas discussões cobrando democracia, seja como um simples membro da então Assoprosan (Asociação dos Professores de Santarém) ou depois como Presidnte dela e na sequência, como primeiro presidente do atual Sinproson.
Dá uma sensação de que toda aquela luta foi em vão.
Quando os "companheiros" petistas finalmente conseguem chegar no poder de ponta a ponta, eles então descobrem que eleição é coisa desprezível!!!
Na minha avaliação isto é chamado de incoerência. Usa um discurso, e tem outra prática.
Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares