Frase do dia

E os irmãos meu sociólogo Tibério? Você pode me explicar se é nepotismo ou a Veja também está errada? Se estiver, Tibério, vamos dar uma surra nesses Civitta. Espero o seu comentário, como sempre, muito inteligente e imparcial.

Luluquefala, leitor(a) do blog, sobre o post abaixo.

Comentários

Anônimo disse…
Porque ao invés de discutir sobre grau de parentesco não fazer uma discussão sobre o nepotismo? e/ou o fisiologismo?
O que para você luluquefala se caracteriza como nepotismo?
Para mim significa favorecer alguém de seu próprio grupo familiar, ou de seu grupo de interesses, independentemente da capacidade pessoais. Uma espécie de selo de fidelidade, ou de coisas piores.
A política, a esfera publica, a esfera privada no Brasil e no mundo é cheia disso.
Em todas as familias tem gente capaz e incapaz. Colocar um incapaz só porque é da familia ou de seu grupo de interesse, é que eu acho nepotismo e fisiologismo.
O resto é balela, usa-se o grau de parentesco para atacar governos de esquerda ou de direita, dependendo das conveniências,inclusive fisiológicas ou nepotistas como é o caso da Veja.

Tiberio Alloggio
Anônimo disse…
Claro, claro...

Todos se lembram da fúria de Tibério contra a Veja quando esta tratou do caso do Severino Cavalcanti e todos os argumentos usados por ele pra justificar a contratação de seus competentes parentes. Como comprovar a competência? não sei, não faço idéia, mas se o governante disse que é, então deve ser.


Não tendo mais o que argumentar, Tibério não discute se são competententes ou não, mas sim, as definições de nepotismo. Espero que nenhum deles cometa nenhum crime maior senão teremos que rever todo o código penal.


Como provar que um parente é mais competente que outra pessoa? E como provar que um EX-qualquer coisa está lá somente para contribuir para a melhoria de nosso belo quadro social?
Na dúvida, não é melhor a prudência e o respeito à inteligência alheia?


A idéia do combate ao nepotismo segue a mesma regra e lógica de prudência que uma compra pública ou licitação precisa ter. A empresa do parente do gestor público pode ser a melhor do mundo, mas contrata-la sem licitação é imoral e irresponsável pois levanta suspeitas da idoneidade da conduta. O maior benefciado em qualquer processo que envolva dinheiro público deve ser o estado e não o governante que está passando o período por lá ou sua família.


Seguindo a mesma lógica de Tibério podemos tirar duas conclusões:

1) que se um político é muito competente, realiza obras e é querido pelo povo, que mal há se este mesmo governante receber uns "agrados" de empreiteiras, empresas que fazem vendas ao governo e fornecedores? Qual o problema de receber alguns míseros milhões de reais pra fazer uma casa, comprar uns boisinhos, re-investir em campanhas só por ter ajudado de alguma forma estas empresas?... Alguém lembra de uma história parecida?

Afinal de contas, o que realmente importa são os critérios de competência. Pequenos desvios são toleráveis e não fazem muita falta. Ética e moralidade são coisas do passado, incompatíveis com os novos paradigmas políticos. Antes de dizer que é uma comparação absurda, calcule o salário dos parentes e multiplique pelo tempo que vão ficar durante o governo. Teremos o resultado de quanto o governo estará pagando para que uma determinada família passe um tempo no poder às nossas custas. Não deve ser pouco. Em Santarém devem ter uns 6 ou 7 Lima-Martins com salários médios de R$ 3.000,00. X 6 X 12 X 4 = R$ 864.000,00 em 4 anos pagos pela prefeitura pra um mesmo grupo familiar... Sem contar aluguel de imóveis pra prefeitura e empresas tercerizadas, aluguel de balsas, veículos.... ETC, ETC...


2)Pela mesma lógica, Assume que não há nada de errado nem com Ana Júlia e nem com Maria do Carmo pois todos os parentes empregados, de irmãos a Concunhadas, são de extrema competência e imprescindíveis para o bom funcionamento do município, como podemos comprovar andando pelas ruas da cidade.


Defenda seu partido Tibério, é direito seu, mas não se sacrfique por tão pouco.
Anônimo disse…
Lá vem outro puxa-saco do Tibério. Que coisa? Tá bom desse kara sere chamado logo para o big brother. Fará sucesso. Nepotismo por nepotismo, agora temos o "tiberismo..."
Anônimo disse…
A mulher de César não tem que ser só séria, tem que parecer séria.
Anônimo disse…
Nuranda, pelo jeito você está me confundindo com outro...Essa do Severino...com certeza deve te-la sonhada.
Estamos discutindo de nepotismo, não de PT, que também não é imune a essa praga. O Zeca do PT no Mato Grosso foi mestre nessa pratica. Inclusive já critiquei publicamente, muito antes de outros a nossa Administração por abusar não apenas do nepotismo, mas também do fisiologismo que envolve todos os Partidos da base de governo.
O que questionei foi o caso de Ana Júlia, pois acho muita sacanagem acusa-la de nepotismo, baseado em ex.
No comentário acima declarei o que eu acho sobre nepotismo. Você pode não concordar é um seu direito.
Portanto sejamos sérios e não vamos misturar gato com lebre.

Tiberio Alloggio
Anônimo disse…
Bom Tibério, voltamos à discussão da necessidade da criação do ponto dr ironia proposto pelo Millor.

Enfim, Pouco me importa se foi Zeca, Maria, Ana ou Bornhausen. O "lance" é que só sais pra defender os do PT e não encontraste nenhum argumento pra defender o Severino, por exemplo, que usa as mesmas práticas. Bula sobre ironia.

Esqueçamos Ana júlia, como aliás eu a esqueci. Em meu texto não encontrarás nem PT nem ana Júlia, pode procurar.

Meu comentário foi sobre o questionamento até do conceito de nepotismo, hábito amplamente praticado pela gestão municipal e que voce não comentou nem uma vírgula.

Se ex não conta, tudo bem, vamos fazer de conta que não. Mas e irmãos, primos e outros parentes? Afinal de contas, meu comentário foi sobre a frase de "luluquefala" e não sobre o causo Ana Júlia.

Explicado?
Anônimo disse…
É isso mesmo Nuranda, saio sim quando alguém questiona a esquerda só para sacanear, pois quem questiona a esquerda só faz isso, não gosta de olhar o lixo acumulado no seu quintal.
Mas não me omito, quando com razão, a esquerda, e não só o PT, pisa na bola. Não tenho, e nem gosto de rabo preso.
Por isso não devo suscitar muitas simpatias. Na direita com certeza, pois lá não tem moral nenhuma para criticar, e nem argumentos.
O mesmo no meu campo, a esquerda, pois também, tem muita gente lá que além de infalível, acha que o fim justifica os meios.

Tiberio Alloggio
Anônimo disse…
Defenda a esquerda Tibério, por favor! Faça isso!

Defenda as ideologias de esquerda, defenda a coerência da esquerda, defenda os métodos da esquerda, defenda tudo que a esquerda sempre defendeu como o respeito às instituições, a moralidade no trato público, o uso do estado para favorecimento do bem público e não de grupos ou famílias, a busca por justiça social de forma eficiente e não com gritaria panfletária e esmola estatal.
Defenda a liberdade do povo, defenda a autonomia dos indivíduos, defenda o estado como agende de mudanças e proteção do povo. Vamos lá! Vamos fazer justamente isso, vamos defender as ideologias e não os partidos.

Fale desapaixonadamente e já que não tens rabo preso, reconheça pelo menos uma vez que a gestão municipal (da estadual ainda é muito cedo pra fazer qualquer análise) está muito longe de ser uma gestão de esquerda e sim um continuismo avermelhado dos métodos e práticas passadas. Se não concordasses não terias escrito o texto sobre a decepção com a "pérola".

Só peço que sejas coerente com o que dizes e defenda de uma vez por todas a ESQUERDA e não um único partido que ainda acha que é de esquerda mas age como da mais torta direita com seus conchavos, fisiologismos, nepotismos e barganhas sujas.