Alerta laranja

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na quinta-feira julgamento de recurso destinado a garantir a "agentes políticos", como ministros de Estado, foro privilegiado quando processados por improbidade administrativa, mesmo que já tenham deixado o cargo.

O desfecho do caso terá impacto direto no combate à corrupção, segundo procuradores da República e magistrados. Representantes dos dois grupos alegam que haverá "grave retrocesso" no país se a chamada prerrogativa de foro for ampliada.

Prenunciam um "efeito nefasto" de eventual vitória dos agentes políticos: o arquivamento de cerca de 10 mil inquéritos e ações contra autoridades públicas acusadas de improbidade administrativa.

É o caso da denúncia apresentada pelo Ministério Público de São Paulo contra Antonio Palocci, primeiro ministro da Fazenda do presidente Luiz Lula da Silva, acusado de má gestão pública, quando era prefeito de Ribeirão Preto.

No oeste paraense, ex-prefeitos como Lira Maia (Santarém), Edilson Botelho (Itaituba) e Zericé Dias (Itaituba), além de Domingos Juvenil (Altamira), hoje presidente da Alepa (Assembléia Legislativa do Pará), respondem a processos de improbidade administrativa.

[Clique aqui], para ler mais.

Fonte: Jornal do Brasil

Comentários