Moradores e prefeita discutem implantação de parque

Na manhã do último sábado, 27, moradores do bairro de Santa Clara estiveram reunidos com a prefeita Maria do Carmo na Pastoral do Menor Trabalhador, onde a pauta em discussão foi o parque municipal que vai beneficiar diretamente 270 famílias que moram no perímetro localizado entre a rua Afonso Pena e as avenidas Bartolomeu de Gusmão, Barão do Rio Branco e Sérgio Henn.

O projeto inicial, orçado em aproximadamente R$ 450 mil (já com a contrapartida da prefeitura), contempla parque com horto florestal, trilhas, malocas, playground, lanchonetes, clareiras, banheiros e prédio administrativo.

Após ser detalhado pela secretária municipal de Infra-Estrutura, Alba Valéria, os moradores sugeriram alterações que devem ser analisadas em uma próxima reunião, marcada para quinta-feira, 1º.

Assim, o projeto vai resultar em um consenso entre poder público municipal e comunidade, com execução prevista para fevereiro deste ano.

“O parque será um espaço de lazer, com segurança, em um bairro privilegiado. Ele é um projeto estratégico que também terá como função a inclusão social. A Aeronáutica condicionou doar esta área para o município desde que a utilizemos como instrumento público”, disse a prefeita.

Fonte: Prefeitura de Santarém

Comentários

Anônimo disse…
Estou curioso, inicialmente foi anunciada a criação do horto municipal naquela área.

Por definição, Horto é
1 área de terreno não muito extensa onde se cultivam plantas ornamentais.
2 horta pequena.
3 terreno onde se cultivam plantas para experiência, multiplicação, distribuição, venda etc., em geral pertencente ao Estado.

Agora parece que o tema está focado somente no Parque.

Curioso, vi no texto malocas, playgrounds e até clareiras... mas não vi no texto nada relativo a plantio de árvores.

Afinal de contas, a criação do horto/parque vai ser pra tirar árvores ou plantar árvores? já existem uns 5 campos de futebol naquela área, dos grandes e ainda vão abrir mais clareiras?


Hortos geralmente funcionam associados à instituições de pesquisa e ensino que usam as instalações para realização de experimentos e produção de mudas. Não me parece que neste projeto exista nenhuma estrutura de suporte à pesquisa. Não vi também nenhuma proposta de mapeamento e cadastro e classificação das espécies existentes, não seria a oportunidade de fazer isso JUNTO com a UFRA e o curso de engenharia florestal? Há algun agrônomo, botânico e engenheiro florestal envolvido no projeto? Quais espécies de plantas serão plantadas? nativas ou as meramente decorativas? Haverá água para irriga-las?

Espero que a idéia de criação de um espaço verde, sombreado e com alternativas tanto de lazer como de pesquisa não seja trocado por desejos decorativos pessoais que visam fotos na casa cláudia e não benefícios reais à população.