Defesa do patrimônio

A carência de especialistas, na região, em restauro e conservação de patrimônio histórico é apontado como causa-mortis de inúmeros prédios em Santarém e no entorno.

Essa deficiência pode ser miminizada, no entanto, se prefeituras investirem na qualificação de pessoal - um que seja - via cursos, oficinas e similares.

Eis uma oportunidade.

O Fórum Landi, da UFPA (Universidade Federal do Pará), acaba de divulgar edital de um curso de especialização em Interpretação, Conservação e Revitalização do Patrimônio Artístico de Antônio José Landi.

As inscrições iniciam no dia 1º de fevereiro. As aulas estão programadas para iniciar no início de março.

O objetivo do curso é formar especialistas com capacidade de interpretar o significado histórico artístico e cultural dos monumentos, sempre na perspectiva da cidade com ênfase nas obras de Landi e do século XVIII na Amazônia e capazes de elaborar termos de referência para projetos de conservação, restauro, revitalização, requalificação e outros.

As aulas, vejam só, serão ministradas, em Belém, por profissionais renomados do Pará, Rio de Janeiro, Minas, São Paulo, Itália e Portugal.

Neste site os interessados podem obter mais informações.

Comentários