Avanços da UFPA

O post Fora de foco, produzido por Nuranda, suscitou o comentário abaixo, da lavra do publicitário Juvêncio de Arruda:

O povo de Oriximiná (e suas graves carências na área educacional) e o patrimônio natural são as maiores riqueza locais. Os esforços da UFPA, o maior projeto de interiorização de uma universidade em todos os tempos neste país - sabiam? - também dependem, caro Nuranda, das condições objetivas de sua execução.

Orçamentos, insumos, e, principalmente, vagas para docentes, uma luta duríssima e essecialmente política, pois entra no jogo contra uma concorrência poderosa - as universidades maiores, os centros políticos e econômicos mais fortes e, principalmente, representantes políticos com maior poder de força.

A despeito deste déficit, 40% de seus estudantes já estão no interior. A pesquisa já está presente em todos os 10 campus. A pós-graduação implantou, no final de 2006, o primeiro curso de doutorado no interior, em Bragança. Esta é a realidade que a UFPA enfrenta, e enfrenta, se me permite a ênfase. O que pode parecer ausência de foco é, a meu juizo, um período de ajuste, de acordo com a evolução das possibilidades da instituição e das condições de escala da região. (...)

[Clique aqui], para ler o comentário na íntegra.

Comentários