Papel do legislativo

De Nuranda, leitor-habituê do blog, sobre o post Números:

O legislativo é fundamental na manutenção da república, não há dúvidas em relação a isso. Cabe à Câmara, com sanção do prefeito(a), dispor sobre as matérias de competência do Município, especialmente assuntos de interesse local; matéria tributária, decretação e arrecadação dos tributos de sua competência; (...)

O que tem feito este poder para por em prática todas as suas atribuições? Não é a hora de questionar a ação efetiva deste poder? Assim como a prefeitura, o legislativo mocorongo não passa nem perto de algo chamado transparência, pelo contrário, insiste em ocultar-se em conchavos de bastidores e raramente torna público debates essenciais ao município como o próprio plano diretor aprovado ipsis literis com o texto original vindo do Executivo. (...)

[Clique aqui], para ler o comentário acima na íntegra.

Comentários

Anônimo disse…
Sr. Nuranda,

Como questionar o poder? Nao temos que questionar o poder, mais sim os menbros desse poder que o senhor ajudou eleger.
Como democracia capenga? capenga e perigosos são eleitores que criticam a democracia e nao apresentam sugestões de como, porque,onde e com que fazer as coisas.
o senhor nao está satisfeito? se organize, vá as sessões do legislativo, cobre de quem o senhor votou. Isso é o execicio da democracia e o dever do cidadão.
O resto é retórica e chover no molhado.


Eleitor indignado
Anônimo disse…
Releia o texto caro eleitor indignado. Leia com calma. Não vejo em meu textos críticas à democracia e muito menos à organização republicana e sim à nossa democracia que é capenga com C. Capenga pelo simples fato do poder não emanar efetivamente do povo e não reverter a ele ações de melhoria de qualidade de vida e bem estar público. Votar é uma das prerrogativas de uma democracia, mas infelizmente nós paramos por aí.
Se não fosse capenga o sr. não estaria INDIGNADO.
Se indignar é um reflexo de insatisfação, logo, somos dois insatisfeitos. Quem está satisfeito fica calado e bate palmas, os que não estão, deveriam pelo menos tentar esboçar alguma reação, mas são pouquissimos os que fazem.
Creio que me dar ao trabalho de escrever com uma frequência irritante no meio de comunicação virtual de maior audiência da cidade é um exercício democrático e um dever de cidadão. Não pretendo agredir ninguém, somente expor em público a tal insatisfação com os procedimentos dos governantes, como um bom democrata deve agir.

Mais uma vez convido-o a converter a sua indignação em críticas construtivas e argumentadas, apontamentos de falhas, elogios quando merecidos e todas as outras tarefas do exercícío que um cidadão responsável e coerente com as suas convicções deve praticar.

Feliz 2007
Anônimo disse…
Correção

O blog do Jeso, suspeito (e gostaria que fosse) é o meio de maior visualização virtual de Santarém e não audiência. Melhor ler que ouvir.