Até o próximo ano

Informo com pesar - e júbilo (para os 23 leitores) - que nos próximos dias, até o raiar de 2007, o blog sairá de férias, com retorno ainda não definido - mas que, devido as dívidas acumuladas, não deverá ser longo.

Na volta, Lula II e Ana Júlia/Odair Corrêa já terão tomado posse.

Enquanto estiver ausente, a caixa de comentários será esvaziada de quando em vez. Por isso, não pare de comentar e passar informações.

Pela companhia em 2006, muito obrigado. E que ela se repita em 2007.

Feliz Ano Novo!

Comentários

Anônimo disse…
Ídem,
Um abraço,
Vic Pires Franco
Anônimo disse…
Jeso,

muita saude e sucesso em 2007 para vc e para toda sua familia.
Parabens por todas as realizacoes de 2006, especialmente pelo blog: um icone da liberdade de informacao e ferramenta indispensavel para o debate dos mais importantes temas da nossa realidade.
grande abraco,
Helenilson
Anônimo disse…
Jeso, a você e família e aos leitores do blog meus mais fortes desejos de sucesso, paz, saúde e o que mais vier.
Um bom Ano Novo pra todos nós!
Floripa
Anônimo disse…
Alguém tem notícias se o Jeso conseguiu fazer a virada de ano ou o ano virou ele que até agora não voltou?
Jeso, já estamos com saudades das notícias do Blog para este novo ano.
Anônimo disse…
VC SANTARENOS SEPARATISTAS, ADORAM CRITICAR AS OBRAS FEITAS EM BELÉM, COMO A ESTAÇÃO DAS DOCAS, SÃO JOSÉ LIBERTO, MANGAL, CASA DAS ONZE JANELAS, MAS ASSIM Q DESEMBARCAM AQUI, ESSES SÃO OS PRIMEIROS LUGARES Q VCS QUEREM VISITAR, PARA VER SE CONSEGUEM ABSORVER UM POUCO DE CIVILIZAÇÃO O Q , DEFINITIVAMENE,NÃO HÁ EM SANTARÉM....

A ALÇA VIÁRIA FOI REVOLUCIONÁRIA, PERMITIU A BELÉM ACESSAR O SUL DO ESTADO E DIMINUIR O SEPARATISMO POR LÁ, JÁ VOCÊS, SÃO SÓ 10 % DO PIB, NEM FARÃO FALTA....
BEIJOS PARA TODOS, E LEMBREM-SE: Belém sempre leva a melhor sobre vcs interioranos, há há há
Anônimo disse…
Camilla PAT,

Não perca tempo nos mostrando o desuso de sua massa sinzenta logo no início do ano. Nos poupe de sua falta de idéias na cabeça.

As pessoas tem direito de ir onde quizerem, mesmo que critiquem. Eu não critico essas obras de Belém e já fui várias vezes lá. Mas não venha me dizer que aquilo representa alguma coisa extraordinária de civilização, mesmo porque civilização é um conceito que nada tem haver com isso.

Outra coisa, ser do interior nos dignifica, ao contrário do que você pensa, não nos diminui. Já você, parece ter se deslumbrado com um convívio com a urbanização de uma capital, que nos arredores de seus monumentos ao consumo, tem seus bolsões de miséria se mostrando para todo mundo ver, se duvidar, em escala e crueldade maior do que em muitas cidades do interior.

E pra finalizar, quem é mais separatista, os santarenos que vc critica, ou vc mesma com essa falta de argumento para esconder seu preconceito vindo de uma mente desocupada.
Anônimo disse…
Pablito;
Tenho certeza de que o que digo é a mais pura verdade, ao contrário de vc que deve ser um provincianozinho bem ralé, eu sou viajada já conheci Rio, São Paulo, Miami, NY, Madri, então se eu estou dizendo que a Estação, Mangal, Pólo Joalheiro, etc. trazem civilização para Belém, é por que eu sei do que estou falando.
Outra coisa: Vc sabia que para a região do Estado do Tapajós ser mais rica do que Belém ela teria que se multiplicar por.........quatro?
e isso abrangendo só a capital mesmo, nem falei da Região Metropolitana toda...
Generosidade minha. Aplausos, aplausos
Quer outra?
então compare as médias dos alunos de Santarém e Marabá com os de Belém no vestibular da UFPA.
Belém é maior , mais moderna, mais interessante, enfim,melhor.
Mais uma: Belém é a ÚNICA capital da Amazônia com IDH médio. As outras todas têm IDH baixo( não sei se vc sabe, mas o IDH é calculado pela ONU)
E não me venha falar de Manaus, que eu tb conheço aquela cidade e posso te garantir que ela não tem um terço da infra-estrutura de Belém
Abraços, Camillinha

PS:
CINZENTA É COM "c". Massa "sinzenta" só se for a sua.....
há há há há
Anônimo disse…
Camillinha Patttyyyy,

Você tem razão na escrita da palavra que garfei errado. Perdoe-me por não ter atentado para tão relevante fato na discussão de um assunto que vai mudar a vida de todos os paraenses. (Rs) Mas você deve me entender, é claro, eu não estudei em Belém, talvez por isso minha média escolar seja menor que a sua!

Com relação à sua extensa experiência internacional, parabéns! Bateu o record. Eu mesmo estou morrendo de inveja de nunca ter ido no Rio, São Paulo, Miami, NY, Madri... Para uma pessoa que trabalha no monitoramento de projetos de um órgão da cooperação internacional, eu fico muito chateado. Primeiro porque não me disseram ainda o que é IDH. Segundo, porque nunca me mandaram para essas espetaculares cidades, pelo menos para um congresso. Rsss.

Olha só. Todos os lugares têm seus encantos, porque lá existem pessoas. As pessoas fazem os lugares. Eu sempre digo que em comparação à Manaus, Belém é a cidade mais amazônica das capitais do norte. Mas não é por causa das obras faraônicas, é por causa das pessoas e sua cultura. Claro que esse seu tipo de mentalidade não entende isso, desculpa por lhe contrariar.
Anônimo disse…
Honey;
Em primeiro lugar, eu me sinto uma privilegiada por ter conhecido todos esses lugares, por serem deslumbrantes, e por terem me dado uma cultura de mudo que me ajuda a compreender o objetivo dessas obras feitas em Belém pelos tucanos: Trazer divisas para a cidade na forma de turismo ( coisa muito necessária a uma cidade que não tem mais para onde crescer, nem espaço para a indústria), além de trazer conceitos modernos para um lugar ainda atrasado se comparado ao eixo Rio - São Paulo.
As minhas viagens me permitiram entender, hoje, aquilo que os paraenses em geral só entenderão daqui a décadas!
Não que para ser mais antenado com o mundo alguém tenha que necessariamente viajar ao exterior, hoje nós temos a Internet , mas eu particularmente acho que uma cultura de mundo ajuda.
Em segundo lugar, o que faz de mim uma patricinha? Dizer o que os outros tb pensam mas têm medo de falar?
Por que, não sei se vc sabe, mas muita gente na capital pensa como eu porém tem PENA de falar o óbvio: Belém é MAIS FORTE do que vocês. O oeste do Pará é só 10% do PIB, não tem tanta importância assim...
Veja o caso do Odair o vice da Ana Júlia: Antes defensor do separatismo, foi só pisar em Belém que agora foge do assunto como o diabo da cruz. Claro q ele não é tolo: sabe muito bem o tamanho da briga que compraria se continuasse com aquilo. Os empresários, a mídia ( leia –se ORM), a Academia...todos em Belém ficariam contra ele.
Sujeito esperto....
Querido, como já lhe disse antes, me sinto uma privilegiada não só por aos 15 anos e ainda no 2º ano já ter rodado meio mundo, mas também por nessa idade ter uma cultura que muitos velhacos vão morrer sem ter. E sinto muito orgulho disso, amor.
Beijos, Camillinha

P.S.:
Não é “garfei” darling, você não está comendo nada...
O certo é G-R-A-F-E-I, está bem?

Tadinho, deve ser efeito da massa “sinzenta”, mas eu perdôo ....

Ah, ia esquecendo de dizer q eu já conheci Viena, Genebra e Lisboa tb, cidades lindíssimas..
Anônimo disse…
Jeso, Camillinha, Pablo...Que pena ver um assunto tão importante desse, num nível muito aquém do esperado, baixíssimo mesmo por parte da cuiantãn de Belém...A briga pela criação do Estado do Tapajós é muito grande e não merece sequer estar na boca dessa cuiantãn... (Os comentários dela no blog nos fazem pensar dessa forma, só falou "mer...")
Pablo, entenda que discutir c/ cabeça ôca como é o caso da Camillinha, vc só se estressará mano velho...rsrsrs...Primeiro, antes de sair falando que conheceu Viena, Genebra etc...ela teria que conhecer melhor o Brasil, o Pará, seus municípios, sua gente etc...pra poder comentar as besteiras que ela falou no blog, pois creio que o paraense em sí, é um povo muito hospitaleiro, alegre, generoso e acima de tudo inteligente pra ter o discernimento de observar o bairrismo que os governadores tem em favor da Capital, deixando de lado as demais cidades que fazem do Pará o 2º maior estado em extensão de áreas e o 1º em miserabilidade, sujeira, desemprego, malandragem, desrespeito ao próximo como foi o caso citado de comparar as notas de Stm, Marabá c/ os alunos de Blm, que fora garota...cada um tem sua personalidade própria, sua inteligência, seu interesse em crescer etc...Por que vc não compara as notas de vcs c/ os daqui de BsB, de SP etc...deixe de ser criança, ok? Qto à política, parece-me que os candidatos ao governo só querem os votos dos interioranos e depois só administram a Capital, assim não dá...E esse povo não merece isso.

Por favor, nos poupem de comentários desse nível ok Camillinha? Me parece que vc só tem 15 anos de idade, então precisa crescer principalmente, mais intelectualmente, pois temos um exemplo: Os EUA é muito menor que o Brasil e possui 50 Estados, deixando cada uma num nível muito melhor em qualidade de vida, do que se tivesse permanecido c/ 27 como é o caso do Brasil...Queremos ver esse povo sofrido de hoje...Num amanhã desenvolvido, c/ emprego, dignidade, inteligência somada ao orgulho de nascer num dos lugares mais lindos do mundo...Falta só dividir pra crescer...
Entendido cuiantãn?

Abraços,

Um Santareno em Brasília-DF.
Anônimo disse…
Camillinha Paty,

Ninguém aqui chamou você de patricinha, você mesmo é que se atribui tal adjetivo. Defensora dos tucanos, agora sim mostrou quem é. Nada contra as opções políticas, cada um tem direito à sua. Mas pra uma jovem como você, minha opinião é que já não começou muito bem.

O que me deixa mais impressionado é porque você, tendo condições de viajar tanto, não escolheu uma dessas maravilhosas cidades para ficar por lá. Tudo bem, ainda é menor de idade. Ajudaria muito a você se sentir mais na civilização, livrando-nos de ter que ficar lendo essas besteiras que escreves.

Sendo uma paraense à frente do seu tempo, com apenas 15 anos já viajava o mundo, você poderia nos dizer o que mesmo de exemplar de modernização existe no rio e em São Paulo que poderíamos copiar? Talvez uma filial do PCC? Ou as favelas (já temos muitas aqui né)? Ou aquela estátua da liberdade ridícula que copiaram de Nova York para o Rio e que o nosso escritor brasileiro Ariano Suassuna chama de monumento à imbecilidade nacional.

Talvez seja esse o resumo da ópera. Você cultua a cultura dos outros, o que está lá fora é melhor. É assim que se constroem os monumentos ao consumo e à imbecilidade nacional (não que eu esteja chamando as obras de Belém disso, mas sim a forma de pensar sobre elas).

Bom, não sei de onde vem essa sua idéia de uma disputa pra saber quem é melhor ou maior, Santarém ou Belém. Isso é ridículo. É claro que a região onde está a capital vai ter um PIB maior do que alguma cidade ou região do interior, pois é lá que está concentrada a renda do estado, é lá que gente como os tucanos que você defende, usou e abusou do dinheiro público sem critério de distribuição igual da riqueza.

Não se preocupe como o atual vice-governador vai se comportar em relação ao projeto que sempre defendeu, a criação de um novo estado, pois isso não é uma questão personificada nele, faz parte de uma consciência política coletiva. Queira a família Majorana ou não. Aliás, esses empresários truculentos da mídia de Belém, que acham que mandam no mundo (quem sabe não foi porque eles viajaram o mundo todo também!), que ficam covardemente agredindo fisicamente jornalistas decentes com o santareno Lúcio Flávio, não vão mais mandar por muito tempo, um dia a casa cai. Se pelo menos o estado do Pará recuperar a dívida histórica (principalmente dos doze anos de tucanada) que tem com a nossa região, já será um avanço importante.

Pois é, continue viajando e conhecendo o mundo. Mas não se esqueça de conhecer o estado onde você vive. Aproveite enquanto está na melhor fase dos estudos, pois com a idade que você tem ainda dá tempo para aprender muita coisa útil para ser uma cidadã sem preconceitos, digna do lugar onde vive, da terra que lhe alimenta.
Anônimo disse…
Camillinha responde aos broncos de plantão ( AGAIN )

Hummmm
Vejo que vc arrumou um aliadozinho hein, Pablito? E que tb não sabe escrever....
But, no problem. Afinal de contas quem detona um, detona dois, três...
Mas eu sou um máximo mesmo! LINDA, GOSTOSA, RICA, INTELIGENTE, E NOVA

Vamos ao que interessa. Sinceramente não entendo a raiva e o deboche de ambos em relação ao fato de eu ter viajado por vários países, deve ser inveja de pobre. Dou graças a Deus por ter tido tal privilégio logo tão cedo...Vou repetir : Essas viagens me deram uma sólida cultura de mundo que me permite ver agora o q muitos paraenses só entenderão daqui a décadas!
Se vocês não tiveram a mesma oportunidade , ISSO NÃO É PROBLEMA MEU !
Por exemplo: Alguém nesse blog disse uma vez q a Alça Viária foi mais um mimo do governo do estado para Belém , assim como a Estação das Docas. Esse cara deve ser um analfabeto, pois qualquer economista ou geógrafo inteligente sabe muito bem que essa obra foi revolucionária para o estado, tanto na sua economia como na geopolítica, fez o separatismo do Sul retroceder, ainda que eles lá neguem isso, além de ter dado de bandeja à capital um enorme pólo industrial em franca expansão e um porto realmente decente....
Volto a afirmar que Belém e o Pará têm muito o que aprender com o Centro-Sul, especialmente com o eixo Rio-São Paulo. ACORDEM ! Eles não são a área mais rica do país por acaso. São Paulo não é a metrópole mais rica da América do Sul a troco de nada.
Alguma coisa eles fazem que os nortistas ainda não descobriram, vcs não acham?
Sabiam que eles lá têm TECNOPÓLOS ? Campinas, São José dos Campos, Hortolândia, a própria São Pulo, Petrópolis...Enquanto aqui no Pará as pessoas não sabem nem o que é isso.....
Abandonem o bairrismo de vocês e reconheçam que eles têm mais visão. Por que vocês acham que eles chamam a região de fim de mundo, e seus habitantes de índios? O Norte é a periferia, burra , atrasada, pobre, PROVINCIANA, BAIRRISTA e por aí vai..
Outra coisa: Um de vocês dois quis sair pela tangente dizendo que por ser a capital e acidade mais populosa, Belém fatalmente também seria a mais rica do Pará. De fato , isso geralmente acontece, MAS NÃO É UMA REGRA. New York é a cidade mais rica do mundo sem ser capital de estado ou de país, o mesmo valendo para Los Angeles e San Francisco. A cidade mais rica da Itália não é Roma, e sim Milão, coisa semelhante ocorre com Sydney . Não vamos muito longe já que vocês são tão bairristas.. a cidade mais rica da Paraíba não é João Pessoa mas sim Campina Grande com seu tecnopólo ( vejam que até o Nordeste está ficando mais evoluído)
O que eu falei do Odair não mudo uma vírgula sequer. Se não quiserem aceitar os fatos, danem-se. E já que são tão obstinados, que a luta pelo Tapajós não é individual e sim coletiva, então por que vocês não enfrentam as ORM de uma vez e lutam pela separação abertamente? Covardes, vocês são frouxos, isso sim....
Que tipo de vida vocês levam aí? O que vocês faziam quando tinham a minha idade, 15 anos, hein, velhacos? Jogavam futebol de botão? Empinavam papagaio? Jogavam pelada?
PATÉTICO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Com 13 anos eu já conhecia a Europa. Com 14 já lia grandes autores da filosofia: Aristóteles, Platão, Kant, Santo Agostinho...
Hoje já leio Montesquieu, Adam Smith, Marx..
E vocês? Será que na minha idade já sabiam..............LER?
A ignorância de vocês pulsa e é indecentemente explícita.
Dá até pena.
Anônimo disse…
Calma, nervosa você hein? Adolescentes são mesmo complicados. Mas não se preocupe, todos já passaram por essa fase da necessidade de auto-afirmação. Agora eu até entendo você. Você é mesmo demais! Uauu! É quase uma celebridade, e como poucos, é culta, sua inteligência supera gênios da humanidade! Tomara que alguém lembre de eternizar você para a posteridade, para que as novas gerações possam conhecer seu alto grau de intelectualidade, beleza e riqueza.

Bom, fique com seus deslumbres internacionais, porque o buraco é mais em cima do que você pensa. E não pare de ler, estudar. Com muita insistência, quem sabe você aprende alguma coisa boa.

Vai crescer e aprender a ser gente criatura...
Anônimo disse…
Muitas vezes, a melhor maneira de estar juntos, é dividir as forças.
Em muitas guerras, a vitória só foi alcançada quando os generais souberam dividir suas tropas.
No esporte também, um time de futebol só consegue ser vitorioso, se seus jogadores respeitam suas posições.
Até em casa, se cada um não respeitar o espaço do outro, fica tudo muito mais difícil.
Então, muitas vezes, e melhor saber dividir, pra poder somar.

O estado do Tapajós será isso: mais uma voz, mais uma força.

beijos.