PT, PSDB e o mosaico de conservação

Repórter Diário (Diário do Pará):

Neo-ambientalista

Simão Jatene prepara outra bomba de efeito retardado para Ana Júlia. No dia 4, anuncia a criação de um mosaico de unidades de conservação na Calha Norte (acima do rio Amazonas). A área engloba 12,7 milhões de hectares, que, juntando-se a outras áreas já existentes, totalizará 27,2 milhões de hectares protegidos de forma contínua no Pará. O estranho é que Jatene e a bancada federal do PSDB sempre se posicionaram contra a política de florestas públicas, implementada no governo Lula.

Casca de banana

Segundo especialistas, por trás da criação da Floresta do Grão-Pará, esconde-se a intenção de engessar futuros projetos econômicos na região da Calha Norte, criando problemas para Ana Júlia administrar.

------------------------------

Para ler uma versão diferente, diria até, mais racional, do que a apresentada pela folha dos Barbalhos, [clique aqui].

Comentários

Na verdade, Jeso, nenhuma criação de áreas de conservação ambiental engessará os projetos de desenvolvimento infra-estrutural ou mineral no estado.
Basta seguir as normas correspondentes que eles saem direitinho.
O que não se deve fazer é querer atropelar com documentos falsos e o "jeitinho" brasileiro de fazer as coisas.
No caso de Jatene aprovar ou não a criação estas UC's, muito se deve ao ex-secretário, geólogo e deputado Gabriel Guerreiro, que sempre criticou o modelo do MMA e foi o responsável direto pelo projeto de zoneamento ecológico-economico em vigor.
Mas, acredito que é o caminho correto para que possamos crescer conscientemente.