PM afasta soldados de Santa Maria

O comandante-geral da Polícia Militar do Pará, coronel João Paulo Vieira, anunciou, nesta quarta, 29, o imediato afastamento de todos os policiais militares acusados pelo procurador da República Felipe Fritz Braga de formação de milícia privada a serviço de madeireiros ilegais no município de Prainha, no Oeste do Estado.

Vieira garantiu que o contingente está sendo substituído para que não haja interferência na "apuração rigorosa" das denúncias formuladas pelo representante do Ministério Público Federal.

Segundo o coronel, o Comando de Policiamento Regional I (CPR I), sediado em Santarém, abriu sindicância na manhã desta quarta-feira para apurar os fatos relatados pelo procurador.

Os policiais são acusados de dar cobertura armada ao transporte criminoso, em balsas, no rio Uruará, de madeira ilegalmente extraída na região. A sindicância, de acordo com nota oficial da PM distribuída à imprensa, é presidida pelo comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM), coronel José Nery Porto de Oliveira.

"O procedimento disciplinar deverá ser concluído em quinze dias. Em seguida, será encaminhado à Corregedoria Geral da PM, em Belém, para as providências que o caso requer", informa a nota distribuída pelo comandante-geral da corporação.

Crime organizado

De acordo com João Paulo Vieira, a Polícia Militar tem atuado naquela em região em apoio ao Ibama e à Polícia Federal, nas ações de combate ao crime organizado contra o meio ambiente. O corregedor-geral da PM, coronel Rubens Lameira Barros, informou que o comandante do CPR I, coronel Paulo Elayr Nogueira Lima, o procurador da República Felipe Fritiz Braga, a diretora do Ibama e o delegado da PF daquela área seguirão para o município de Santa Maria do Uruará para verificar as acusações in loco e assim ajudar com informações nas investigações abertas contra os militares.

Fonte: Agência Pará

Comentários