Sectam libera licença para Vale

A Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectam) entregou, na manha desta sexta-feira,27, a primeira Licença de Atividade Rural (LAR) para reflorestamento em área alternativa ou sub-utilizada.

O documento foi concedido para duas áreas arrendadas pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). O objetivo inicial é criar as primeiras "fazendas florestais" do Pará em uma área de cinco mil hectares, no nordeste paraense, que será destinada ao reflorestamento de florestas energéticas para a produção sustentável de ferro-gusa.

O eucalipto será a espécie florestal utilizada no projeto.

O titular da Sectam, Raul Porto, comemorou a liberação da 1ª LAR para o reflorestamento. "Isso só foi permitido após o decreto 2.141/06, que permite a utilização da zona desmatada, até a data de publicação do Macrozoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), para a área energética".

Segundo Porto, o Pará possui atualmente uma área de desmatamento de cinco milhões de hectares. Ele afirmou que projetos do porte da CVRD têm funções ambiental, social e econômica para a região.

A Licença de Atividade Rural será válida para o projeto inicial em uma área de cinco mil hectares, entretanto a meta da empresa é atingir 150 mil hectares.

Fonte: Governo do PA

[Clique aqui], para a ler a opinião do padre Edilberto Sena sobre esse fato.

Comentários