Educação pelo rádio




Comentário/ editorial do padre Edilberto Sena no Jornal da Manhã (Rádio Rural AM), de hoje:

Quem ouve a notícia do 2º encontro do Programa Rádio pela Educação, pode passar despercebido da importância do evento. Embora possa parecer propaganda da emissora produtora do programa educativo, é muito mais que isso.

Educação é dar oportunidade para o cultivo dos talentos desde a criança até o adulto. Portanto, feliz a geração de crianças que tem a oportunidade de ir além da sala de aula e do saber individual da professora.

Neste 2º encontro, 150 adolescentes estarão reunidos, aprendendo a falar em público, a fazer teatro, a olhar o meio ambiente como nossa casa comum que precisa ser cuidada. São adolescentes dos municípios de Belterra e Santarém, os privilegiados. Oxalá outros municípios despertem para essa riqueza que o programa oferece.

Ah! se as crianças e adolescentes de outros municípios reivindicassem de seus e suas secretárias de Educação o direito de receber equipamentos e as aulas do Ouvir para Aprender em suas salas de aula.

Escola, já se sabe, não é apenas uma sala de aula, professora e um quadro com giz. É muito mais, aprender a se expressar, a pensar criativamente, compreender o mundo em redor. O 2º encontro do Rádio pela Educação bem poderia ser realizado mais vezes e em mais cidades. A coordenadora do evento comentou que não é tão fácil realizar um evento dessa importância. Dá grande mão-de-obra e custo financeiro.

No primeiro encontro, alguns bancos financeiros colaboraram, mas se recusaram desta vez. As secretarias de Educação de Belterra e Santarém, junto com a Rádio Rural, estão bancando as despesas.

Os 150 adolescentes serão os privilegiados e poderão multiplicar os frutos se contarem aos colegas o que viram e aprenderam. Educação é dar e aproveitar oportunidade de desabrochar talentos. Vale a pena o que vai acontecer em Santarém nestes dias.

Comentários