Zé Dirceu: "O futuro ao povo pertence"

No Blog do Zé, sobre aquele artigo de Raymundo Costa, do Valor, repercutido aqui ontem:

O jornalista Raymundo Costa, em sua coluna no Valor Econômico, falou de um projeto de anistia para mim, afirmando que estaria na agenda do PT e mesmo na do governo. Esclareço ao Raymundo e aos leitores do Valor que nunca tratei dessa questão com a direção do PT ou com o governo.

É verdade que existe uma ampla articulação nas bases do PT e em diferentes setores dos movimentos sociais. Em todos os atos politicos e sociais de que participo recebo o apelo para aceitar um movimento pela minha anistia e em defesa de minha elegibilidade. Direitos políticos, Raymundo, eu tenho.

Em 40 anos de vida pública, com exceção do período ditatorial, jamais fui processado – e não respondo hoje a nenhum processo. Estou denunciado pelo Ministério Público Federal, mas o Supremo Tribunal Federal ainda não decidiu pela aceitação ou não dessa denúncia. Fui absolvido na prática no caso Waldomiro Diniz e no caso Santo André, nada ficou provado contra mim na CPI dos Correios. Meus sigilos foram quebrados e nada também. Nada devo. Sou inocente e vou me defender, já apresentei minha defesa no STF.

Sinceramente espero ter o apoio da militância do PT e daqueles que sempre votaram em mim para recuperar o direito de ser votado e julgado pelo povo. Anistia é uma prerrogativa do Congresso e projeto de iniciativa popular, não é uma questão do PT ou do governo. Logo, a cada dia sua agonia. Agora vou ao Supremo, defender minha inocência. O futuro ao povo pertence.

Comentários

Anônimo disse…
Mas que coisa triste!

Dá até pena.

Realmente, numa democracia o futuro não só pertence como depende do povo.

No texto abaixo temos um dado interessante. Jader Barbalho, outro pobre inocente que nunca foi processado recebeu 344 mil votos.

Fico chateado com injustiças. Espero ver José Inocêncio, digo, José Dirceu de volta ao seu lugar. O mesmo lugar que esteve na década de 70. Vale lembrar a retribuição que ele deu ao Gabeira...

Como é bom viver num país com uma justiça tão eficiente como o nosso que permite que pessoas inocentes como Jader e Dirceu andem livres por aí.

Dirceu e Paulo Rocha são tão inocentes que não se incomodam de participar do escrutínio popular. Isso é que é coragem!

Viva o Povo! Viva a Justiça! Viva o Futuro!
Anônimo disse…
Nuranda, primeiro nunca fui fundador do PT. Suas palavras fazem sentido sim, mas de forma geral, tão geral que até o Severino Cavalcante deve concordar com você.
Para mim, e também para muitos intelectuais, jornalistas, artistas, etc. petistas e não petistas, o caso Dirceu não tem nada ver com o Collor, Barbalho, etc. da vida.
O caso Dirceu tem muito a ver com a tentativa da Elite Brasileira e Midiática, de tentar a ressurreição aplicando um golpe mortal ao Governo Lula. Tentou isso aproveitando dos deslizes de malfeitores do PT.
Com isso não tenho vergonha nenhuma de afirmar que a cabeça de Zé Dirceu foi o preço pago nessa tentativa de assalto falido.
Veja bem que não estou defendendo os envolvidos na bandalheira do Valerioduto, alguns dos quais, infelizmente, ainda andando por aí. Essa turma de petistas que acabaram se lambuzando no mel do caixa 2 nunca teve relação com o caso Dirceu. O único que tentou tecer essa relação foi Roberto Jefferson, cassado não por ser um ladrão, mas porqué mentiu. Quem acompanhou por dentro sabe disso, mas pode ler pessoalmente o veredicto do relator.
Essa teoria que Dirceu era o braço e que o Lula era o chefe é coisa dos Bornhausen, FHC e ACM da vida, tentando aproveitar uma ocasião única para voltar lá em cima, derrubando governo e PT. Hoje para quem entende de política já viu que o tiro saiu pela culatra.
Dirceu foi o Único cassado sem provas pelos 300 picaretas. Foi cassado por ser o braço forte do Governo Lula. De todo modo não duvide que a história saberá fazer justiça sobre esse caso.
Só não me venha com essas “perolas” comparativas que ali é como aqui, que Petista e tudo a mesma coisa. Comparar Dirceu, Lula, ou o PT, com alguém daqui, me desculpe.... não faz honra a nossa inteligência.
Tibério Alloggio
Anônimo disse…
Ok Tibério, sei que não vou honrar vossa inteligência, ainda mais num tema tão pouco divulgado como este caso.

Realmente o presidente Lula não sabia de nada do que se passava e deve ter levado um baita susto. Paulo Rocha renunciou para provar que não tinha nada a ver com isso e para se afastar dos 300 picaretas com medo de se contaminar por osmose. Zé Dirceu é uma grande vítima da Elite e da Mídia que tanto vem sofrendo com o governo Lula e suas radicais mudanças.

Certamente o Chefe da casa Civil que despachava tudo em seu gabinete e indicava tudo e todos além de ditar os discursos de lula junto com Gushiken jamais poderia ser chamado de Braço direito do nosso culto e bem informado presidente. Deve ser a minha tendência a reacionário e as cartilhas que recebo do Bornhausen que me instruem a pensar dessa forma e a repetir o discurso da elite reacionária. Minha cegueira (só tenho o olho direito pois arranquei o esquerdo pra não ver nada de forma subversiva) me impede de ver a revolução e o espetáculo do crescimento que transforma o país.

O grande Sacrifício do mestre Dirceu foi maliciosamente perpetrado pela elite dos bancos que seguem tendo prejuizos astronômicos com a política econômica estatizante do governo revolucionário bolivariano anarquista do PT, bem como os grandes barões da mídia nacional que recebem tão pouco em patrocínio publicitário e finaciamentos via BNDES. Certamente a elite preconceituosa deve ter muitos motivos para expulsar Lula, o grande representante do povo.

Certamente não dá nem pra comparar o esquema do Collor fez com o do PT. Um deles foi amador demais. Assim como não da pra comparar Maria do carmo com Lira Maia, nem a vossa idolatrada prefeita com o esquema nacional, são muito diferentes.


Realmente Tibério, toda essa história do Mensalão foi uma grande armação contra o "noço líder" e toda a revolucionária nata da esquerda democrática e comprometida com a verdade e com o crescimento sustentável do nosso país.

Peço humildes desculpas por não ter a capacidade intelectual de enxergar as coisas com a clareza que voce vê. Como voce deve pensar, só devo ler a Veja e assistir o jornal nacional, apesar de antagônicos em sua postura. Tentarei não escrever jamais "pérolas" explicativas como as que voce nos brinda, muito menos me contradizer ao afirmar que Dirceu era o braço forte do governo no final e no meio dizer que essa teoria era do fhc,etc...

Decida-se. Se vai defender com unhas dentes e palavras o seu partido e seus ídolos, faça pelo menos com argumentos convincentes e críveis.


Obs.: Desculpe se o ofendi ao culpa-lo pela fundação do PT.
Anônimo disse…
A propósito, as palavras que até Severino Cavalcanti deve concordar realmente fazem sentido. Afinal de contas, o PT teve a capacidade de deixar eleger o exemplo mais autêntico de político brasileiro e depois ainda lhe deu um cargo de ministro das cidades biônico.

De Severino Cavalcanti o PT conhece muito bem.

Obrigado por me lembrar de Severino, esqueci de anexa-lo ao hall de figuras memoráveis que passaram por esta administração.
Anônimo disse…
Nuranda, claro que não me sinto ofendido, sua posição ante-esquerda é posição legitima que sempre existiu no Brasil. Somos gente livres, e cada um de nós tem sua cabeça livre para pensar e escolher. Democracia garante tudo isso.
Vou insistir, Dirceu é Dirceu, Paulo Rocha é Paulo Rocha. Um recebeu dinheiro e isso foi comprovado. Com Dirceu não foi comprovado nada. Um renunciou outro lutou e continua lutando.
Uma turma do PT foi pega com mão na massa, mas o PT tem um milhão de filiados você acha tudo farinha do mesmo saco Nuranda?
Seja honesto, você mesmo sustenta que ladrão é ladrão, de qualquer lado ele esteja, mas não por isso todo mundo é ladrão, tem que ter respeito.
Se você sofre de alergia com a esquerda isso não significa que tem que eliminar a esquerda. Eu sofro de alergia com determinadas plantas, mas não por isso quero destruí-las. Procuro me curar e entender o porque isso acontece.
Por isso não me conformo com o preconceito com o povo, com os trabalhadores e suas representações, um preconceito que suas palavras não conseguem disfarçar.
Ironias sobre “noço líder”, sua formação escolar, etc. etc. a mídia solta o tempo todo, junto a “preparada e culta oposição”, aquela mesma que levou o Brasil a falência. Bornhausen referindo-se ao povo e ao PT chegou a falar em raça.
Já afirmei em outro comentário que esse preconceito lembra em tudo a velha UDN, e de como não conseguia se conformar que o voto de um médico, de um empresário, de um engenheiro, possa valer o mesmo do que o voto de um peão ou agricultor. Com isso veio a ditadura.

Tibério Alloggio
Anônimo disse…
ê Tibério... Faltou o ponto de ironia no meu texto...

Primeiro, se voce me provar por A + B que este é um governo de esquerda eu mudo o tom. Se voce me provar que os governos do PT (tanto federal quanto municipal) tem algum viés socialista eu repenso totalmente o que disse.

Mostre-me outro governo de esquerda e socialista que tenha priorizado pagamento de juros a melhoria de qualidade de vida do povo. Não venha com essa conversa de que Bolsa esmola resolve.

Dever de Casa: Divulgue aqui no Blog o investimento total do governo Lula "neste país" (como ele costuma dizer) em Saneamento... é a mesma proporção do governo local... um centésimo do que é gasto em publicidade. Isso é ser comprometido com povo? Isso é fazer mudanças?

Mais uma vez, não vou comparar com o governo privatarista de FHC assim como não deveria comparar Maria do carmo com o Lira Maia pois é nivelar por baixo.


Sempre votei no Lula e hoje me sinto completamente decepcionado com a postura e a incapacidade do PT resolver os problemas nacionais ou locais, mesmo contando em seus quadros com intelectuais e gente muito capaz.


Nem mencionarei a imundície em que uma "pequenina" parte do PT segundo voce chafurdou... Imagino que só a campanha federal teve Caixa 2 e KLB com outdoor seja coisa de Delúbio... Francamente... essa UMA turma pequenina é "tãaaaao" diferente das outras que nem tem como dizer que é tudo a mesma coisa... Se são tão diferentes assim, porque os ativos 999 mil militantes do PT íntegros e honestos não se rebelam e expulsam a parte podre?


Genoino, Dirceu, Delúbio e o Silvinho Pereira continuam... Paulo Rocha, o candidato da prefeitura continua...Cadê a força da militância pra expulsar e mostrar que o partido não compactua com a nojeira? ou é cúmplice ou é incompetente ou tem medo do que podem dizer ao sair.


Não sou ati-esquerda e nem desejo o fim de nenhum partido político de esquerda, pelo contrário, quero que estes se fortaleçam para que sirvam de balizadores do processo democrático.

Meu candidato a presidência é Cristóvam Buarque, Ex PT e atual PDT. Sou coerente com minhas convicções e idéias e não com siglas partidárias pois infelizmente as siglas não são coerentes nem com suas ideologias.

O mundo mudou e da mesma forma mudaram as definições de direita e esquerda.
Hobsbawn em seu livro "estratégias para uma esquerda racional" argumenta muito bem sobre as novas tendências do socialismo nos novos paradigmas e relações entre o estado e a sociedade e as novas formas de trabalho. O mesmo Hobsbawn trata da necessidade de atualização das teorias de marx e engels numa sociedade mais dinâmica e livre... mas não vamos enveredar agora por esse caminho... ainda prefiro faze-lo com bolinhos de piracuí e cervejas.

Voce deve realmente me achar reacionário, assim como deve achar que sou fã e cabo eleitoral de Lira Maia... tudo bem, respeito a sua interpretação, apesar de bizarra.


Não sofro de nenhuma patologia de rejeição imunológica a partidos ou ideologias de esquerda e também não tenho nenhuma perturbação oftalmológica ou neurológica que me impeçam de captar as informações e processa-las para ter minha opinião própria.

Não aprecio discursos panfletários nem considero o que escrevo preconceito, escrevo sobre fatos, números, dados... não me iludo ou não tento me iludir, tento ser coerente com o que penso e tenho o feliz direito de discordar, sem te desrespeitar. viva a democracia.

abraço
Anônimo disse…
Interessante a discussão dos dois senhores neste espaço. Espaço aliás possível graças às benesses do “liberalismo capitalista” que têm proporcionado o incrível desenvolvimento tecnológico e científico dos últimos 50 anos..

Mas voltando à discussão dos dois senhores. O Nuranda me parece um pouco desencantado. Ele realmente tem a sensatez de admiti-lo próximo ao final de um de seus escritos que “Sempre votei no Lula e hoje me sinto completamente decepcionado com a postura e a incapacidade do PT resolver os problemas nacionais ou locais”. Então está decepcionado o rapaz?.. A mim me parece bastante ingênua uma afirmação dessas. Ora, se alguém sempre faz algo é porque acredita nesse algo. Se acredita, logo internalizou conhecimentos. Pergunto: que algo é esse? “Noço” presidente sempre foi “açim”, Aliás que, a meu ver ele nunca foi nada. Sempre houve alguém ou a máquina partidária petista o manipulando. Vejam o caso das várias questões levantadas quando o PT ainda era vermelho e oposicionista leviano e irresponsável a tudo que advinha do governo que, segundo eles, tem culpa de tudo que de ruim aconteceu no e ao Brasil – leia-e governo FHC. Lembram-se do “Fora FHC”? Questiono ainda: quando o PT teve alguma capacidade de resolver problemas? De cria-los sim, os petistas são mestres nisso. De imputar responsabilidades idem.

Ao mesmo tempo quero congratular-me com o Nuranda. Como já disse acima, ele teve a sensatez de rever suas posições e reajustar-se ao processo dinâmico pelo qual o mundo passa hoje, seja em qual campo das atividades humanas ele se processar, em especial no plano político, que é o espelho do desenvolvimento, ou não, das sociedades. Lembram-se do FHC, “esqueçam o que escrevi”?

O Sr. Alloggio é corajoso. Assina seu nome, é contundente. Porém é uma coragem translouca. Sim, porque querer me fazer pensar que o Sr. José Dirceu é inocente é expor minha inteligência ao escárnio. Não sou apedeuta, como o “noço” presidente. Não sou farinha do mesmo saco delle. Recordo do esforço do PT e seus cardeais em expulsar Collor do Palácio do Planalto. Foi incessante! À sua época Collor era o pior de sua espécie, deveria ser extirpado do meio político e principalmente do cargo mais representativo da vontade popular!! Foi o acordo da época!!! O que se deu depois? Nada!! Absolutamente nada no campo jurídico contra o dito cujo!!! Nada!!!! Agora, à sua época, o Sr. Dirceu espera “ter o direito de ser votado e julgado pelo povo”. Dois pesos, duas medidas???!!!! “Urna não é tribunal”. Leia Reinaldo Azevedo na Veja que acabou de chegar às bancas. Aprenda um pouco com ele.

Dizer que houve ou há uma armação para prejudicar Lula é um pensamento simplista para um assunto tão sério e importante para a democracia. Concordar com Dirceu é dizer que Collor é inocente, que os militares da ditadura são inocentes, que os terroristas da época da ditadura são inocentes, que o Hezbollah é inocente, que o exército israelense que mata crianças é inocente. Invertemos valores? Seus valores, Sr. Alloggio são diferentes dos meus, alicerçados pela história e filosofia ocidentais??? Então que tal lermos juntos um pouco de Sêneca??? Acho que já lemos muito Maquiavel.