Números da vergonha

Do leitor-habituê Nuranda, sobre a nota Folha do governo de Maria aumenta 50%:

Mais uma vez parabenizo o sr. Evaldo Viana pela divulgação dos números que a própria prefeitura deveria fazer. Não o faz provavelmente por ter vergonha (... se é que há alguma vergonha...) de valores tão irrisórios e medíocres em áreas realmente importantes. Não esperava nenhuma surpresa nessa divulgação, só mais do mesmo. O Padrão PT de governo. Estou escrevendo em silêncio, sem gritaria e sem histeria. Não sei o que os defensores incondicionais da prefeita podem alegar como justificativa para uma demonstração de valores que seguem o padrão do último semestre.

Uma coisa é certa, nem o maior defensor da prefeita pode admitir que estes números são de longe admissíveis ainda mais para um partido dito de esquerda. A justificativa anterior de que o aumento do salário mínimo teria sido o responsável pelo aumento de folha não procede pois o aumento não foi de 50%. A arrecadação tem aumentado e ao mesmo tempo os investimentos na área social tem sido constantemente diminuídos, não em valores relativos ou em percentuais, mas em valores absolutos.

O aumento do custo, da cada vez mais inoperante máquina municipal, mostra que gastam mais pra serviço de menos, ou seja houve um aumento da INEFICIÊNCIA PÚBLICA. (...)

[Clique aqui], para ler na íntegra.

Comentários

Anônimo disse…
Caro Nuranda,

Obrigado pelas palavras de incentivo e de estímulo aos comentários que neste espaço tenho postado sempre com o propósito de informar, esclarecer e provocar o imprescindível debate sobre o uso e aplicação dos recursos públicos, ainda que os palacianos se apeguem, cinicamente, em atribuir intenções menos nobres a quem faz uso legítimo do direito que tem de criticar, denunciar, propor e reivindicar.

Aproveitando o ensejo quero apenas retificar uns números que informei, respondendo a uma indagação sua ( informei equivocadamente que no governo anterior havia 352 e neste 360 cargos comissionados) relativos aos cargos comissionados mantidos pelo governo atual e os existentes na estrutura administativa do governo anterior: a Lei Municipal nº 16.854/2000, de 19 de dezembro de 2000, de autoria do governo anterior, criou 258 cargos comissionados, ao custo anual de R$ 3.684.720,00 (inclusive 13º e encargos sociais)

No final do ano de 2004, A pedido do atual governo municipal, foi encaminhado o projeto de Lei nº 47/2004, que solicitava à câmara a aprovação de uma reforma administrativa pela qual foram criadas duas secretarias e 352 cargos comissionados, com dispêndio total anual de R$ 6.350.760,00(inclusive 13º e encargos sociais). Esse projeto de Lei foi convertido na Lei Municipal nº
16.875/2004.
Anônimo disse…
Nuranda e os números, uma briga feia!
Procure primeiro consultar o contabilista Evaldo Viana de quanto foi a incidência do aumento do salário minimo para os servidores municipais.
Evaldo Viana não deve ter feito esse calculo, é muito trabalho. Mas o número de servidores atualmente em folha é mais fácil de saber. porqué não divulgar?