Em defesa de Zé Dirceu

Tiberio Alloggio, sociólogo, sobre a nota Volta:

A direita toda exultou com a cassação de Zé Dirceu. Derrotaram o inimigo político, mas não ficou claro se foi punido um culpado. Não foram apresentadas provas irrefutáveis ao Conselho de Ética, nem ao Congresso. As declarações de Kátia Rabelo, presidente do Banco Rural, as mais veementes contra o ex-chefe da Casa Civil, valem tanto quanto uma moeda de barro. O Banco Rural está envolvido em negócios escusos. É um dos apontados nas investigações sobre a remessa ilegal de recursos ao exterior e é comparsa de Marcos Valério, desde quando esse senhor era sócio de Clésio Andrade e, nessa posição, participou ativamente do financiamento da candidatura de Eduardo Azeredo, em Minas, contra Itamar Franco.

Não se sabe bem se foi Valério que cooptou o banco ou se o banco inventou Valério. Dirceu brigou feito uma fera para não ser removido da política por 10 anos. Certo de sua inocência, não renunciou como fizeram outros deputados oportunistas, inclusive Paulo Rocha do PT. A carta que ele mandou aos seus 512 colegas da Câmara, publicada nos jornais, é de uma consistência formidável.

Dirceu é um pedaço da história da esquerda brasileira dos últimos 40 anos, encarnado no ex-líder estudantil, ex-militante da resistência armada à ditadura, fundador do PT, deputado eleito da última vez por 500 mil eleitores. (...)

[Clique aqui], para ler o comentário acima na íntegra.

Comentários

Anônimo disse…
Cego é aquele que não quer ver.

"Não foram apresentadas provas irrefutáveis ao Conselho de Ética, nem ao Congresso..."

Tramita no STF DENÚNCIA, da Procuradoria Geral da República, contra o PT por formação de quadrilha - esquema do mensalão -, o qual aparece como um dos seus líderes: JOSÉ DIRCEU.
Isso é a atual realidade!!!

"Dirceu é um pedaço da história da esquerda brasileira dos últimos 40 anos..."

Muitos homens possuem passados maravilhosos e presentes vergonhosos. José Dirceu é um deles.
Infelizmente, essa é a realidade!!!

No início do desgoverno do Presidente Não Sei de Nada Lula da Silva, quando da aprovação da reforma da previdência, aposentados cobravam de José Dirceu promessas de campanha, e este lhes respondeu: "Eu mudei de idéia, e daí?".

Ele mudou não só de idéia, mas também de ética e de moralidade. Não é o seu passado que o condena, e sim, o seu presente.
Anônimo disse…
Sei que doi muito, mas as vezes tem que sentir dor para voltar à realidade.
Lula atinge 50% e vence no 1º turno.
Tchau anônimo.
Anônimo disse…
Palavras do Zé:
Esclarecimento sobre um projeto de anistia

O jornalista Raymundo Costa, em sua coluna no Valor Econômico, falou de um projeto de anistia para mim, afirmando que estaria na agenda do PT e mesmo na do governo. Esclareço ao Raymundo e aos leitores do Valor que nunca tratei dessa questão com a direção do PT ou com o governo.

É verdade que existe uma ampla articulação nas bases do PT e em diferentes setores dos movimentos sociais. Em todos os atos politicos e sociais de que participo recebo o apelo para aceitar um movimento pela minha anistia e em defesa de minha elegibilidade. Direitos políticos, Raymundo, eu tenho.

Em 40 anos de vida pública, com exceção do período ditatorial, jamais fui processado – e não respondo hoje a nenhum processo. Estou denunciado pelo Ministério Público Federal, mas o Supremo Tribunal Federal ainda não decidiu pela aceitação ou não dessa denúncia.

Fui absolvido na prática no caso Waldomiro Diniz e no caso Santo André, nada ficou provado contra mim na CPI dos Correios. Meus sigilos foram quebrados e nada também. Nada devo. Sou inocente e vou me defender, já apresentei minha defesa no STF.

Sinceramente espero ter o apoio da militância do PT e daqueles que sempre votaram em mim para recuperar o direito de ser votado e julgado pelo povo.

Anistia é uma prerrogativa do Congresso e projeto de iniciativa popular, não é uma questão do PT ou do governo. Logo, a cada dia sua agonia. Agora vou ao Supremo, defender minha inocência. O futuro ao povo pertence.
Anônimo disse…
O Lula e o PT podem atingir até 90% dos votos, mas o meu voto eles nunca mais vão receber. Nas últimas elições ainda votei em "nossa majestade barbuda". Estou deveras arrependido.
Pô, e essa do Tibério "Sabe Tudo" defender Mensaleiro, é demais!!!
Anônimo disse…
Tibério,

Hitler fez parte da história da Alemanha.

Mussolini fez parte da sua Itália.

Fernando Collor e PC Farias também fazem parte da história do Brasil assim como ACM, Renan Calheiros, Jader Barbalho e José Sarney.

Agora vamos colocar o coitadinho do José Dirceu no mesmo hall da fama dos ilustres personagens da putrefata história nacional. Até hoje Collor nunca foi processado por nenhum crime, nem Sarney, nem ACM. Todos também foram ou são campeões de votos.

Jader Barbalho já foi algemado e será o candidato mais votado do estado. Isto o inocenta de seus Crimes? Isso diminui o seu enriquecimento às custas do estado? isso lhe tirará as emissoras? Ou voce também acha que Jader é mais um injustiçado pelas forças ocultas e reacionárias?

Tibério, ouvi dizer que foste um dos fundadores do PT e creio que devas ter um certo apego sentimental ao partido. O PT foi muito importante para o país como ainda o é ao mostrar que não existem ideologias isentas das maiores perversões pois são constituídas por pessoas.

Leia o Livro "A mosca azul" do Frei Betto, outro ilustre fundador do PT que saiu do barco pois tinha algo muito importante pra manter além da fé cega numa bandeira, tinha sua dignidade e credibilidade.

Neste livro ele não sustenta a tese de que o poder corrompe e sim que o poder REVELA. Em uma escala menor, o governo local é rigorosamente igual ao governo do PT federal, só trocando nomes e gêneros. Ao invés de um personagem carismático barbado que mal sabe ler e escrever temos uma "douta" administradora, ao invés de zé temos beiçola, ao invés de alianças com Jader, Sarney e Renan, temos Osmando e outros presidiários da PF (provavelmente tão inocentes quanto Dirceu).

Ambos governos ancoram-se em migalhas que nada resolvem e somente manipulam miseráveis para manterem-se na dependência da esmola estatal ao invés de incentivar a livre iniciativa e a qualificação pessoal para que cada um possa escolher o seu caminho.

Quem sou eu pra me decepcionar com voce Tibério, sei que isso não faz a menor diferença, mas caso queira ter um mínimo de credibilidade nos seus bem argumentados textos (que faço questão de ler todos), reveja suas simpatias e suas justificativas.

Amor ao partido tem limites e saber cortar na carne para não perder o rumo nem a dignidade é fundamental para qualquer instituição.

Abraço.
Anônimo disse…
Nuranda....tuas palavras são minhas, parabens pela clareza em coloca-las de forma tão pertinente, e obrigada por te-las escrito.
Anônimo disse…
Até tú Tibério. É muita cara de Pau. Perdeste a oportunidade de ficar calado.